Reunidos em Conselho Nacional, os representantes de 12 dioceses em que a ACR está implantada, à luz das linhas de força da VIII Assembleia Nacional de Delegados, projetaram e definiram o plano de ação para 2017/2018.
O presidente nacional da ACR manifestou esperança de que este Conselho discernisse aquilo a que Deus chama a Acção Católica Rural enquanto Movimento. À semelhança do que disse o Papa Francisco à Acção Católica, afirmou ser necessário repensar a forma de apostolado e de oração da ACR, de modo a sermos um Movimento missionário, onde todos se sintam participantes, ativos e necessários.
O Conselho Nacional avaliou como muito positivas as atividades realizadas em cada Diocese e as atividades realizadas pela Equipa Nacional, sendo necessário continuar a investir na formação dos militantes, proporcionando-lhes a participação nestas iniciativas. A ACR reafirma a determinação na sua renovação e revitalização e no prosseguimento da sua Missão Eclesial e Social. Neste âmbito, definiu-se uma proposta de percurso de itinerância infantil e juvenil da ACR.
O programa de 2017/2018 propõe-se estudar as temáticas da dignidade humana e da ecologia integral, mobilizar os jovens para a participação nos desafios que lhes são colocados na preparação do Sínodo dos Bispos sobre os jovens e concluir o percurso tripartido da Escola de Dirigentes, iniciada no Ano Pastoral transato, sendo um percurso fundamental para a formação, liderança e militância no Movimento.
A ACR reassumiu a Revista Mundo Rural como um órgão integrante e fundamental, para a formação e informação dos militantes e simpatizantes do Movimento.
O trabalho cooperante em Dioceses de Proximidade continua a ser um instrumento essencial para o fortalecimento das equipas e dos grupos, reafirmando-se também como estratégia de trabalho fundamental a constituição de GARA’s (grupos de análise, reflexão e ação).
Reafirmou-se a necessidade da existência da ACR no meio rural, continuando a ser uma mais-valia pelo percurso de formação que disponibiliza, bem como pelo incentivo à ação nos meios onde está presente.
O Conselho Nacional mostrou-se solidário com as vítimas dos incêndios que ciclicamente assolam o país e assumiu a responsabilidade de fazer uma campanha visando sensibilizar para a ordenação e gestão florestal, em especial, ao redor das povoações.

G.I.

CategoryBispo