Conforme já noticiámos anteriormente, a Cáritas Diocesana reagiu de imediato à necessidade urgente de apoiar as vítimas do terrível incêndio que deflagrou em Pedrogão Grande no dia 17 de junho e que, alastrando, resultou em 64 mortes, 204 feridos, 200 habitações destruídas e cerca de 45 mil hectares ardidos.
Este foi o fogo que provocou o maior número de vítimas mortais na história do nosso país e é o 11º. mais mortal no mundo desde 1900.
Recém-chegado do encontro nacional dos presidentes diocesanos da Cáritas, Monteiro Marques, presidente da Cáritas diocesana, rapidamente entrou em contacto com a Cáritas de Coimbra e reagindo a um apelo do Presidente da Caritas Portuguesa, iniciou de imediato duas campanhas: angariação de roupas e abertura de uma conta solidária para a recolha de fundos.
Sentindo a obrigação de informar os que responderam ao apelo, Monteiro Marques faz o balanço do conseguido, até este momento:
Cerca de 600 peças de roupa recolhidas já foram entregues no Centro Paroquial de Pedrógão Grande, correspondendo a roupa para jovens, bebés e crianças, roupa cama, atoalhados e calçado.
Relativamente à conta solidária e de acordo com o que a legislação bancária, esta semana foi entregue à Caritas Diocesana de Coimbra o total da generosidade dos visienses, que adicionado à importância com que foi aberta a conta solidária, perfez, até esse momento, um total de 10.870 Euros.
O ofertório das Missas Vespertinas e Dominicais dos dias 1 e 2 de Julho, está a ser recolhido, ao longo desta semana e é destinado a apoiar as comunidades afetadas por esta tragédia; os montantes até agora entregues também estão a revelar grande solidariedade e o resultado irá ser muito importante para ajudar a reconstruir aquilo que o fogo destruiu.
A Cáritas Diocesana agradece a todos quantos entregaram roupas ou depositaram contributos na conta solidária.
Os pequenos gestos também dão força às instituições para continuarem a apoiar todos os que, na diocese ou fora dela, necessitam de apoio.
G.I./J.B./Direção Diocesana da Cáritas

CategoryBispo