«É surreal termos em Portugal uma época dos incêndios» – Eugénio Fonseca.
A Cáritas Portuguesa recolheu até agora 756 mil euros, “números redondos”, na conta solidária que a instituição criou para ajudar as vítimas dos fogos florestais de 2017, a começar pelos incêndios que atingiram a zona centro do país.
“O dinheiro começou a ser utilizado pelos técnicos da Cáritas de Coimbra que estiveram no terreno, terminou a fase de emergência para a Cáritas”, disse Eugénio Fonseca.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, explicou que o dinheiro angariado com a solidariedade dos portugueses, na conta ‘Cáritas com Portugal abraça vítimas dos incêndios’ inclui ainda a conta da Cáritas Diocese de Coimbra, que deve “estar próximo de 1 milhão de euros”, e os “ofertórios das Eucaristias do domingo passado”, promovido pelos bispos portugueses.
A conta aberta na Caixa Geral de Depósitos -. 0001 200000 730, IBAN PT50 0035 0001 00200000 730 54, CGD – “é abrangente para todo o país” durante este ano e não só para os concelhos principais – Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera – atingidos pelos incêndios do mês passado.
Os incêndios que atingiram as três populações e outras zonas de Portugal Continental provocaram 64 mortes e mais de 200 feridos, além de terem atingido 90 casas e 25 empresas.
O presidente da Cáritas Portuguesa refere também que já tiveram a colaboração até agora, 120 entidades e foram doados “41 mil produtos” desde produtos de higiene, alimentação, ração para animais e roupa.
A instituição católica recebeu ainda 1700 medicamentos que foram depois doados aos centros de saúde e já estiveram com cerca de 100 famílias.
Realçando o “trabalho excecional” dos psicólogos, Eugénio Fonseca observa que a relação “tem de ser mais constante” porque o sofrimento partilhado “torna-se mais leve” e considera que é preciso uma dinâmica de acompanhamento “mais constante com as pessoas da localidade”.
A Cáritas Portuguesa vai promover um colóquio com a sociedade civil para debater a prevenção de incêndios, que conta com entrega de conta com entrega de uma casa e outras visitas que mostram a aplicação da solidariedade dos portugueses na campanha realizada em 2016.
O encontro tem como tema ‘Cuidar da casa comum – prevenir e evitar os incêndios – Todos, com todos, para todos’ e vai realizar-se entre as 09h30 e as 13h30 de 14 de julho, em Anadia, “uma zona central” do país.
“Sentimos que as pessoas foram tocadas por esta tragédia e julgo que poderão estar mais sensíveis a receber uma mensagem que é importante absorver agora, para agora e para o futuro”, desenvolveu Eugénio Fonseca.
O programa conta com a entrega de uma casa em Anadia, alfaias agrícolas a uma família de Águeda, afetadas pelos fogos de 2016, a visita a uma fábrica onde recuperaram 22 postos de trabalho através da Cáritas Portuguesa com a solidariedade nacional.
G.I./Ecclesia:PR/CB/OC

CategoryBispo