No ano do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, as paróquias de Esmolfe, Ínsua e Trancozelos, associaram-se às comemorações com várias atividades que têm vindo a ser desenvolvidas com entusiasmo e fé, proporcionando momentos de proximidade com Nossa Senhora de Fátima.
No passado mês de março começou a visita doméstica de seis oratórios com a imagem de Nossa Senhora, percorrendo todas as casas das paróquias, aí permanecendo  24h.
Aquando do início da iniciativa, o pároco fez um apelo para que os paroquianos acolhamm a Imagem com o carinho que os filhos recebem a Mãe, lançando ainda o desafio a cada família para que, junto ao oratório, reze o terço pela paz no mundo, pelas intenções do Santo Padre, pela unidade das paróquias e comunidades, pedindo e agradecendo.
Como sugere o pároco, “não tenhamos medo de acolher a Mãe em nossas casas. Que a todos aqueles que acolherem a Mãe no aconchego do seu lar, ela os brinde com as maiores bênçãos e os cubra com o seu manto protetor.”

G.I./Um paroquiano local