O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga fez várias nomeações de padres, este domingo, para novas funções na arquidiocese com o intuito de renovar as paróquias.
A “conversão pastoral” identificada pelo Papa Francisco traduz-se, neste sentido, “no confronto com a situação presente, segundo critérios evangélicos, em vista à mudança”, escreveu o prelado bracarense no decreto das nomeações.
Procurando a renovação das paróquias, a arquidiocese de Braga tem, ao longo dos últimos anos, “ativado algumas Unidades Pastorais”, lê-se.
Neste processo existem “casos de sucesso e por isso, alavancados pelo trabalho realizado em todos os arciprestados durante este último ano pastoral e a partir do esquema de reflexão elaborado pelo Grupo Arquidiocesano para a Renovação Pastoral e Paroquial”, procura-se “ir alargando este processo a toda a arquidiocese”, sublinhou D. Jorge Ortiga.
No decreto das nomeações, D. Jorge Ortiga realça também que se introduz “a figura do sacerdote «acompanhador»: um sacerdote maduro e experiente que acompanha na caridade pastoral e na amizade sacerdotal os presbíteros recém-ordenados”.
LFS

CategoryBispo