D. Jorge Ortiga em Bodas Sacerdotais; Dia Diocesano da Juventude; Festa de Nossa Senhora do Carmo; Envio de Missionária; Crismas em Queirã.
Na tarde do dia 14 de Julho, D. Jorge da Costa Ferreira Ortiga, Arcebispo de Braga, celebrou as Bodas de Ouro da sua Ordenação Sacerdotal. D. Ilídio Leandro participou na Eucaristia, na tarde desse dia, em comunhão com o Senhor Núncio Apostólico e quase todos os bispos das dioceses de Portugal. Presentes, também, alguns bispos de Espanha. A Catedral de Braga estava repleta, com muita gente vinda de vários lugares, da Arquidiocese e de outros pontos do país.
Realizou-se um encontro de jovens da Diocese, no concelho de Santa Comba Dão. Algumas dezenas de jovens, acompanhados dos seus animadores, concentraram-se na Igreja Matriz. Ali, presidindo D. Ilídio Leandro, fez-se uma Oração de Envio e deram-se algumas orientações. Iniciou-se, depois, uma caminhada que levou os participantes à Senhora da Ribeira, em Pinheiro de Ázere, onde o dia iria continuar, com atividades diversas, saboreando também a experiência do rio. D. Ilídio esteve presente na primeira parte desta atividade, convocada e orientada pelo responsável diocesano, Cón. António Jorge de Almeida.
Na Igreja do Carmo, em Viseu, teve lugar a Festa de Nossa Senhora, na tarde de sábado – por antecipação –, no dia 15 de Julho. D. Ilídio presidiu a esta Festa, concelebrando com ele o Reitor da Igreja, Pe. José Mota. Concelebraram, também, o Reitor da Igreja dos Terceiros – Frei Pedro Perdigão – e o Frei Pedro, Carmelita, que orientou um tríduo de preparação da Festa. Também oficiou o Diácono Joaquim Cardoso. A Igreja esteve repleta e toda a gente seguiu numa Procissão que percorreu algumas ruas da cidade.
Na manhã de Domingo, 16 de Julho, D. Ilídio celebrou a Eucaristia na Igreja Matriz de Rio de Loba, presidindo ao envio de uma jovem leiga para as Missões – Neuza Francisco. Estiveram presentes os Pais, outros familiares e muitos amigos e colegas da Neuza. Concelebraram, para além do Pároco, Cón. José Henrique, o Superior Provincial dos Missionários Combonianos – Pe. José Vieira – bem como o Superior do Seminário das Missões de Viseu – Pe. Francisco Medeiros.
Na tarde do mesmo Domingo e dia 16, D. Ilídio deslocou-se a Queirã, no concelho de Vouzela, presidindo à Eucaristia e crismando 73 cristãos deste concelho, jovens, na sua grande maioria. A Eucaristia foi celebrada no exterior, junto à Igreja, num ambiente bastante fresco devido à cobertura que beneficiou o ambiente festivo desta tarde. Concelebraram os diversos párocos deste concelho: Pe. Francisco Alexandre (pároco acolhedor), Pe. António Fernandes, Pe. Cláudio Ferreira e Pe. Ricardo Alexandre. Estiveram, também, o Pe. Francisco da Cunha Marques e o Diácono António Lima Paiva.

G.I.