A missão sacerdotal tem “encargos e responsabilidades, grandes demais para as nossas capacidades. Não podemos responder sozinhos à grandeza da missão. Contamos com Deus Pai, com Seu Filho Jesus, com os dons do Seu Espírito e com o amor protetor da Mãe – Nossa Senhora da Assunção – Padroeira desta nossa Catedral”.
A afirmação é do nosso Bispo, D. Ilídio Leandro, na homilia que pronunciou por ocasião da celebração dos 501 anos da Dedicação da Catedral, na Eucaristia das 11:00 horas deste Domingo.
Lembrando todos os sacerdotes que celebram neste dia a sua ordenação, realçou o jubileu dos 50 anos de sacerdócio dos Padres João Rodrigues e Manuel Chaves, comemorados também nas suas paróquias (Pinho e Fornos de Maceira Dão).
Os primeiros dez diáconos permanentes da nossa diocese celebraram também cinco anos de serviço diaconal.
“A 1ª leitura, de Neemias, convida a celebrar o Domingo, como encontro santo e a viver a santidade com a ajuda da Palavra e dos Sacramentos que, no Novo Testamento, Cristo deu à Igreja”, recordava D. Ilídio, concluindo que “tem sido esta a preocupação dos Bispos, ao longo dos cerca de 1500 anos de história da diocese e dos 500 anos da Catedral, na comunhão com Sacerdotes, Diáconos, Consagrados e Leigos que, nas Paróquias, Secretariados, Movimentos, Grupos de Corresponsabilidade e em tantos serviços deram e dão o melhor, servindo Deus e os irmãos.” E recordava, como exemplo, a figura de S. Teotónio, Padroeiro da Diocese, “com lugar muito especial neste caminho”, desde o séc. XII.

Neste dia de celebração comemorativa, “lembramos esta história e louvamos o Senhor por ela, sufragando a memória dos que a foram escrevendo, com a vida, feita missão”, afirmou D. Ilídio, a terminar a sua homilia.
D. Ilídio Leandro celebrou, também neste dia, o 11º ano da sua ordenação episcopal e regozijou-se com o dom de mais três jovens sacerdotes, ordenados há um mês, na Catedral, “Mãe de todas as Igrejas da Diocese”, e a quem já deu a conhecer as paróquias que lhe vai confiar, a partir de Setembro.

G.I.