Marcelo Rebelo de Sousa deixa mensagem centrada na «esperança».
O presidente da República Portuguesa visitou ontem o 23.º Acampamento Nacional do Corpo Nacional de Escutas – ACANAC, apresentado como o maior de sempre em Portugal, com elogios ao “espírito de Baden-Powell”.
“Toda atividade pública devia ter presente o espírito de Baden-Powell, de serviço, de serviço, dedicação”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa durante a sua passagem pelo Campo Nacional de Atividades Escutistas (CNAE), em Idanha-a-Nova, onde estão reunidos mais de 21 mil participantes envolvidos em atividades até 6 de agosto.
O chefe de Estado recordou que foi escuteiro quando era “muito novinho” e elogiou os princípios do CNE.
“Um escuteiro é sempre portador de esperança e de serviço do outro”, sustentou.
Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que, como católicos, os membros do CNE têm um “dever de serviço maior”.
Em declarações aos jornalistas, o presidente da República referiu que estava no CNAE para agradecer aos escuteiros pelo seu serviço à comunidade, sublinhando que “há mais de 40 anos” que nenhum chefe de Estado passava pelo acampamento nacional.
O 23.º ACANAC está a mobilizar escuteiros de Portugal e mais nove países, entre eles a Nigéria e Israel.
‘Abraça o Futuro’ é o lema do acampamento que pretende “ativar” as crianças, jovens e adultos do movimento “para a defesa da casa comum”, e tem no horizonte o “objetivo final” do escutismo que é “deixar o mundo um pouco melhor” do que encontraram.
A cerimónia oficial de abertura de campo realizou-se às 21h30 de ontem e os participantes vão receber a imagem da Virgem Peregrina de Fátima que, “pela primeira vez”, vai ao encontro dos escuteiros.
O CNE informa que o Santuário de Fátima ofereceu uma imagem que vai ficar em permanência na Capela do ACANAC e que será dedicada em cerimónia própria.
Do programa destaca-se a tertúlia entre o secretário de Estado da Educação, João Costa, e o presidente do Comité Mundial do Movimento Escutista, o português João Armando Gonçalves, pelas 21h30 de 3 de agosto.
O penúltimo dia de acampamento nacional, dia 5 de agosto, é o Dia de Eucaristia com quatro celebrações, uma por cada secção, celebrando-se às 22h00 a festa de encerramento.
400 autocarros de todo o país rumaram a Idanha-a-Nova, estão instaladas 4 mil tendas, 300 workshops, 320 canoas e cinco mil coletes de salvação, dois supermercados e dois restaurantes e uma arena para 25000 pessoas.
A iniciativa, que decorre até 6 de agosto, vai estar no centro das emissões do Programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública entre segunda e sexta-feira, pelas 22h45.
A Agência ECCLESIA vai acompanhar o quotidiano do campo com reportagens dos participantes, através das suas contas nas redes sociais Instagram e Facebook, com o marcador (hashtag) #livingACANAC.
G.I./Ecclesia:PR/CB/OC

CategoryIgreja, Pastoral