Situação na Bélgica exigiu intervenção de Francisco.
O Papa ordenou ao ramo belga do Instituto religioso dos Irmãos da Caridade para acabar, até final de agosto, com a prática de oferecer a eutanásia aos pacientes psiquiátricos internados nas estruturas que administra.
A intervenção de Francisco foi divulgada pelo portal de notícias da Santa Sé, precisando que a a ordem foi transmitida pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica ao superior geral dos Irmãos da Caridade, frei René Stockman.
Caso a exigência não seja correspondida, os religiosos podem “incorrer em excomunhão”, precisa a informação publicada no ‘news.va’.
A instituição religiosa administra 15 centros para pacientes com problemas psiquiátricos.
O grupo dos Irmãos da Caridade tinha anunciado em maio que permitiria que os médicos autorizassem a eutanásia nos seus 15 hospitais psiquiátricos na Bélgica, caso não houvesse “nenhuma alternativa de tratamento razoável”.
A eutanásia vai contra os princípios da Igreja Católica e a Santa Sé acabou por alertar para a decisão do conselho de administração do grupo.
Os religiosos que fazem parte do conselho do Grupo Irmãos da Caridade deverão assinar uma carta, a ser enviada ao superior geral, declarando que “apoiam plenamente a visão do magistério da Igreja Católica, que sempre confirmou que a vida humana deve ser respeitada e protegida em termos absolutos, desde o momento da conceção até ao seu fim natural”.
“Os irmãos que se recusarem a assinar tal declaração sofrerão sanções com base no Direito Canónico”, refere o portal de notícias do Vaticano.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral