D. Ilídio Leandro sublinha importância do acompanhamento e da formação.
A Diocese de Viseu vai colocar a preocupação com as famílias no centro do seu plano de ação pastoral para o biénio 2017-2019, anunciou o bispo local.
“O presente e o futuro da sociedade humana e o bem da comunidade cristã merecem que a Igreja, nas suas diversas instâncias e formas de atuação, cuide bem a família cristã, preparando a sua constituição, ajudando à sua realização integral e promovendo a sua contínua e permanente formação”, escreve D. Ilídio Leandro.
Na nota pastoral divulgada online, o prelado explica que a diocese vai assumir a família como “o catalisador da vida e da dinâmica espiritual e pastoral”.
O objetivo passar por apresentar “conteúdos e motivações” que derivam das duas assembleias do Sínodo dos Bispos dedicadas à família e da Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Amoris Laetitia’ (Alegria do Amor).
O bispo de Viseu observa que a família é “a instituição fundamental e a base na construção da humanidade e da Igreja”, alicerçada e alimentada no amor.
D. Ilídio Leandro propõe que exista em cada comunidade cristã da diocese um “renovado olhar para a importância da família”, tendo por base orientadora e como principal motivação a “renovação da família de cada pessoa”.
Neste contexto, o bispo diocesano pede à Vigararia da Pastoral que, com a Vigararia da Pastoral Social e da Pastoral Familiar, organizem um conjunto de temas e de propostas de formação e “instituam modos práticos e contínuos” de constituição de grupos de casais e de famílias.
O bispo de Viseu sugere que se tenha presente a doutrina apresentada na Exortação ‘Amoris Laetitia’ e também “as melhores propostas pastorais” que têm sido instituídas noutras dioceses.
Para além da nota de D. Ilídio Leandro, no seu sítio na internet a Diocese de Viseu publicou o projeto pastoral 2017-2019 que tem como objetivo geral apresentar a família, “através do testemunho de vida e na inspiração da ‘Alegria do Amor’, como uma dádiva de Deus ao serviço do ser humano”.
O documento intitulado ‘Família – Berço de Deus para a Humanidade!’ apresenta sete “objetivos derivados”, onde se destaca o propósito de situar a família como “opção para a juventude”: “É urgente a Pastoral Familiar para emergirem jovens vocacionados”.
Outra sugestão é a criação de um grupo de serviço para apoio à família, gratuito e de âmbito diocesano, multidisciplinar e plural, para “acompanhar casais em ordem ao discernimento e integração na vida da Igreja”.
O projeto pastoral 2017-2019 da Diocese de Viseu apresenta também sugestões práticas para viver a ‘Família Cristã’ com dinâmicas nos “tempos fortes”, uma forma “criativa” de recitar o Rosário, a celebrar o dia do batismo dos filhos e sugestões de livros e filmes.
G.I./Ecclesia:CB/OC