Responsável pelo Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, do Vaticano, presidiu à peregrinação do migrante e refugiado a Fátima, onde foram lembrados os bombeiros que «abnegadamente» combatem os incêndios.
O presidente do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização disse hoje em Fátima que muitas pessoas são “forçados a fugir” porque “carregam o nome de cristãos”.
Na homilia Missa de encerramento da Peregrinação do Migrante e Refugiado ao Santuário de Fátima, D. Rino Fisichella referiu que muitos dos presentes “sabem o que significa a distância de casa, da família, dos afetos” e sabem o que significa viver num país estrangeiro.
Comentando o Evangelho da liturgia deste domingo, que recorda o episódio em que Jesus caminha sobre as águas, D. Rino Fisichella disse que, como a São Pedro e aos pastorinhos, “é pedido” às pessoas que caminhem “sobre as águas” nas “incertezas da vida”, na “dor e sofrimento”.
“Parece que não somos escutados naquilo que pedimos, porque não sabemos pedir. Quantas dúvidas tomam os nossos passos vacilantes como os de Pedro e parece que vamos afundar! E, no entanto, agarram-nos as mãos de Cristo que nos torna a levantar e segura abraçados a Ele”; desenvolveu.
‘Santa Maria, Mãe de Deus’ é o tema da Peregrinação Aniversária de Agosto que termina hoje e recorda a quarta aparição de Nossa Senhora aos Santos Francisco e Jacinta Marto e à sua prima a Irmã Lúcia.
O presidente do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização assinalou que em Fátima, a Mãe de Deus “recorda a essência da vida cristã” que é feita de conversão, de silêncio, de oração e de testemunho da caridade e as palavras aos três pastorinhos – “Quereis oferecer-vos a Deus?” – são dirigidas hoje a cada pessoa.
“Quantas vezes vivemos a experiência do pecado, do afastamento de Deus e do seu amor. Afundamo-nos cada vez mais, longe de nós mesmos e incapazes de manter verdadeiras relações de amizade, de sinceridade e de amor”, alertou.
D. Rino Fisichella pediu aos fiéis presentes em Fátima que regressem a casa com “a certeza de que o que é importante não é” o que Nossa Senhora é para cada um mas o que cada um é “para ela”
“Somos os seus filhos”, afirmou o arcebispo italiano que está na Cova da Iria pela segunda vez desde que é responsável pelo setor dos santuários na Igreja; Integrou a comitiva do Papa Francisco nos dias 12 e 13 de maio.
No final da Missa de encerramento da Peregrinação Internacional Aniversária de agosto, D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, manifestou a solidariedade para com as vítimas dos incêndios e manifestou o apoio e oração para com aqueles que “abnegadamente” os combatem, sobretudo os bombeiros.
O Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima informa que inscreveram-se na Peregrinação Aniversária de agosto: 158 grupos num total de 13912 peregrinos de diversos países da Europa, África, Ásia e América.
A peregrinação do Migrante e do Refugiado realiza-se no contexto da (45.ª) Semana Nacional de Migrações que termina hoje com o tema ‘Acolher o futuro – Novas gerações migrantes são o amanhã da humanidade’.
Em todas as dioceses de Portugal vive-se uma jornada de solidariedade e o ofertório das Missas reverte para a Pastoral da Mobilidade Humana.
G.I./Ecclesia:CB/PR

CategoryFátima, Igreja, Pastoral