Uma tradição que começou a 13 de agosto de 1940.
Os peregrinos presentes hoje no Santuário de Fátima cumpriram pela 77.ª vez a tradição de oferecerem trigo à instituição, durante a peregrinação internacional de agosto.
Durante o ano de 2016 foram oferecidos 8530 quilos de trigo e 437 quilos de farinha. Consumiram-se, no Santuário, aproximadamente 13600 hóstias e 1 milhão e duzentas mil partículas.
Foram celebradas 7082 missas no ano passado, anunciou o Santuário de Fátima durante a Eucaristia da Peregrinação Aniversária de Agosto que termina hoje e recorda a quarta aparição de Nossa Senhora aos Santos Francisco e Jacinta Marto e à sua prima a Irmã Lúcia.
O presidente do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, preside à peregrinação que tem como tema ‘Santa Maria, Mãe de Deus’ e inclui a Peregrinação dos Migrantes e Refugiados.
A tradição de oferecer trigo começou a 13 de agosto de 1940, quando um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica, de 17 paróquias da Diocese de Leiria, ofereceu ao Santuário de Fátima 30 alqueires de trigo, destinados ao fabrico de hóstias para consumo no próprio santuário.
Desde aquele ano, os peregrinos, não só de Leiria mas também de outras dioceses do país, e até do estrangeiro, têm vindo a dar continuidade a este ofertório.
G.I./Ecclesia:OC/CB

CategoryFátima, Igreja, Pastoral