Papa Francisco sublinha perigo de uma existência centrada em si próprio.
O Papa Francisco desafiou hoje os católicos a viver a “regra de ouro” do amor, num encontro de oração com peregrinos na Praça de São Pedro, Vaticano.
“A regra de ouro que Deus inscreveu na natureza humana criada em Cristo é a regra de que só o amor dá sentido e felicidade à vida”, referiu.
A intervenção alertou para os perigos de uma existência fechada em si próprio.
“Gastar os próprios talentos, as energias e o tempo apenas para se salvar, proteger e realizar a si mesmo conduz, na realidade, a perder-se, ou seja, a uma existência triste e estéril”, assinalou.
O Papa falou da experiência dos primeiros discípulos de Jesus e da tentação de apresentar um “Cristo sem cruz”, procurando fugir das dificuldades.
“Jesus recorda-nos que o seu caminho é o caminho do amor e não há verdadeiro amor sem sacrifício de si. Somos chamados a não nos deixarmos absorver pela visão deste mundo, mas a ter sempre cada vez mais consciência da necessidade e do esforço para nós, cristãos, de ir contra a corrente e em saída”, prosseguiu.
Após a oração, Francisco agradeceu aos peregrinos que levaram ao Vaticano um cartaz com votos de “boa viagem”.
O Papa desloca-se à Colômbia entre 6 e 11 de setembro, para uma visita centrada no tema da reconciliação, numa altura em que o país sul-americano está em processo de paz depois de mais de 50 anos de guerra civil.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral