Tem início esta quinta-feira, 7 de setembro, a Romaria de Nossa Senhora do Castelo, em Mangualde, considerada uma das maiores celebrações marianas da região. Decorrerá de 7 a 10 de setembro.
As Festas da Nossa Senhora do Castelo, organizadas pela Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, contam esta noite com a Procissão das Velas, marcada para as 20h30, a partir da Capela de Nossa Senhora da Conceição.
O dia de sexta-feira – feriado municipal em Mangualde – começa com confissões no Santuário, entre as 9h e as 11h. Às 9h45 sai da Igreja da Misericórdia a Procissão que percorre toda a zona central da cidade e termina na Ermida de Nossa Senhora do Castelo, seguindo-se a Missa Campal.
As festas da Nossa Senhora do Castelo prolongam-se até domingo, contando ainda com um programa cultural preenchido com vários espetáculos musicais. Destaque ainda para a tradição das merendas no dia 8 de setembro, em que as famílias se juntam no monte que rodeia o Santuário e partilham as suas merendas.

G.I./E.A.