Nesta sexta-feira, Festa da Natividade da Virgem Santa Maria, são muitas as festas, sob múltiplas invocações, que levaram os nossos antepassados a chamarem-lhe Dia das Sete Senhoras.
Sob a invocação de Nossa Senhora dos Remédios, na tarde deste dia 8 de Setembro, no centro histórico de Viseu, a pequena Capela construída no Largo Pintor Gata, recebeu esta sexta-feira, pelas 18h30, os fiéis que se reuniram para a tradicional festa religiosa em honra de Nossa Senhora. A missa presidida pelo Padre António Boavida foi seguida de Procissão.
A Capela de Nossa Senhora dos Remédios, “mandada construir com as esmolas dos devotos”, é um dos monumentos religiosos mais concorridos e apreciados na cidade, tanto para culto litúrgico, como pela sua beleza arquitetónica e pela sua localização em pleno centro histórico da cidade. Localizada na Praça batizada com o nome do destacado artista viseense ‘Pintor Gata’ (José de Almeida Furtado), a Capela de Nossa Senhora dos remédios foi erguida em 1742 e é hoje admirada pela sua beleza, a arte e a história.

G.I./J.B.:EA