Marcelo Rebelo de Sousa envia condolências pelo falecimento de D. António Francisco dos Santos.
O presidente da República Portuguesa publicou hoje uma mensagem de condolências pelo falecimento de D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto que faleceu esta manhã aos 69 anos, evocando-o como uma pessoa de “integridade plena”.
O texto divulgado pela Presidência da República faz a “memória de um homem bom, de uma integridade plena, em comunhão de vida com os valores cristãos”.
“É essa memória que hoje evocamos, ao ter a notícia da sua morte súbita”, refere Marcelo Rebelo de Sousa.
O chefe de Estado apresenta as suas condolências “à família enlutada e, bem assim, a toda a Igreja portuguesa”.
“Homem de Igreja, D. António Francisco dos Santos notabilizou-se pela sua carreira eclesiástica e por uma ação pastoral de muitas décadas, que culminou na sua designação, em 2014, para a exigente missão de prelado da diocese do Porto”, assinala a nota.
O presidente da República Portuguesa evoca o percurso de serviço à Igreja Católica do falecido bispo, que passou pela Diocese de Aveiro e como auxiliar na Arquidiocese de Braga
“Não por acaso, na Conferência Episcopal Portuguesa, D. António Francisco dos Santos ocupava atualmente os cargos de presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e de vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé”, pode ler-se.
“A todos os fiéis da diocese do Porto, às gentes dessa cidade de trabalho e de Fé, envio as minhas mais profundas condolências, conclui Marcelo Rebelo de Sousa.
O falecido bispo era natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego) e foi ordenado padre em dezembro de 1972.
João Paulo II nomeou-o auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004, tendo sido ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego; Bento XVI escolheu-o como bispo da Diocese de Aveiro, em setembro de 2006 e tomou posse a 8 de dezembro do mesmo ano.
D. António Francisco dos Santos foi nomeado bispo do Porto em fevereiro de 2014, sucedendo a D. Manuel Clemente, e tomou posse a 5 de abril do mesmo ano.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja