Porque “o Pão eucarístico faz dos diversos membros da comunidade familiar um único corpo”, este I Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica pretende realçar o modo como “Cristo se torna fonte inesgotável do dinamismo missionário e apostólico da família cristã”.
“Toda a vida cristã, tem a marca esponsal e eucarística de Cristo e da Igreja”, lembram os organizadores, recordando que “a Comunhão eucarística é o remédio que previne, conforta, cura o narcisismo e relativismo nefasto do nosso tempo”.
Realçando que “a Família é a igreja doméstica e esta Igreja doméstica prepara e faz a Eucaristia”, o Secretariado Diocesano da Liturgia convida a uma ampla participação neste Encontro Diocesano.
O projeto de pastoral 2017/2018 da Diocese de Viseu tem como lema “Família, Berço de Deus para a Humanidade”, “assume a família como o catalisador da vida e da dinâmica espiritual e pastoral para estes tempos próximos” (D. Ilídio). O Secretariado Diocesano da Pastoral Litúrgica irá realizar o I Encontro Diocesano da Pastoral Litúrgica, no próximo dia 7 de Outubro, no Centro Pastoral, indo ao encontro do Plano Pastoral Diocesano, e olhando a família como campo de missão, de proximidade e de evangelização na sociedade atual.
O tema deste I Encontro é “A Família celebra-(se) na Eucaristia” e os destinatários deste Encontro são os padres, diáconos, equipas paroquiais e arciprestais de pastoral litúrgica, responsáveis dos ministérios litúrgicos (Leitores, Acólitos, Coro, Sacristães…), grupos de casais e Movimentos que se dedicam à pastoral familiar. Os responsáveis das Bandas Filarmónicas também participarão com proveito neste Encontro, aprendendo a integrar e valorizar o sentido da sua presença na animação litúrgica.
O Encontro abordará questões teóricas, com a exposição do tema e partilha de experiências. Mas incidirá também na componente prática, com trabalho técnico e entrega de subsídios para cada ministério.
Segundo o Cón. Seixas, presidente do SDPL, “todos os responsáveis dos ministérios litúrgicos das comunidades paroquiais terão aqui uma oportunidade de aprendizagem e aprofundamento da sua função”.

G.I./J.B.:SDPL

CategoryDiocese