Papa Francisco retoma Missas na Capela de Santa Marta, na celebração na festa da Exaltação da Santa Cruz.
O Papa Francisco retomou hoje a celebração das Missas matinais, após uma pausa de dois meses e meio, com uma reflexão sobre a figura de Jesus, na festa litúrgica da Exaltação da Santa Cruz.
A homilia alertou contra a tentação de conceber “um Cristo sem cruz que não é o Senhor: é um mestre, nada mais do que isso”.
Outra tentação, acrescentou o Papa, é a cruz sem Cristo, ou seja, viver “sem esperança, numa de ‘masoquismo’ espiritual”.
A reflexão centrou-se no “mistério de amor” que representa a crucifixão de Jesus Cristo, algo que não é facilmente compreensível.
“Somente com a contemplação se avança neste mistério de amor”, afirmou Francisco.
O Papa convidou os presentes a refletir, ao longo do dia, se “o Cristo crucificado é mistério de amor” para eles.
“Eu sigo Jesus sem cruz, um mestre espiritual que nos enche de consolação, de bons conselhos? Sigo a cruz sem Jesus, sempre a lamentar-me, com este ‘masoquismo’ do espírito?”, questionou.
O Papa conclui com votos de que Deus conceda a todos a graça de “entrar” neste mistério de amor “com o coração, com a mente, com o corpo”.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral