D. Nuno Manuel em Viseu; Comissão Episcopal Laicado e Família; Reunião Arciprestal de Lafões; Exéquias de D. António Francisco; Colégio dos Consultores e Conselho de Párocos; Cursilhos de Cristandade; Seminário em novo ano; Tomada de Posse em Mangualde .
Preparando as celebrações da Exaltação da Santa Cruz e de Nossa Senhora das Dores, o Reitor da Igreja de Nossa Senhora do Carmo – Pe. José Mota – e a sua Equipa prepararam um programa com várias realizações. Na segunda-feira, à noite, 11 de Setembro, teve lugar uma conferência sobre o tema – “Perdoar? Esquecer? A força sanante do perdão”. Foi conferencista D. Nuno Manuel, Bispo Auxiliar de Braga e natural da nossa Diocese. D. Ilídio Leandro também esteve presente.
A primeira reunião da nova Equipa da Comissão Episcopal do Laicado e Família, presidida por D. Joaquim Mendes, teve lugar na tarde do passado dia 12 de Setembro, na Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima. Há elementos novos nesta Equipa, concretamente o Secretário e D. Nuno Manuel. Foi apresentado e discutido o programa fundamental para este ano que está a começar.
Iniciando o novo Ano Pastoral, reuniram os Sacerdotes que constituem o Arciprestado de Lafões, com a orientação do Arcipreste – Pe. Mário Lopes Dias. A reunião teve lugar na manhã do dia 13 de Setembro, em Oliveira de Frades e começou com a Hora Intermédia presidida por D. Ilídio Leandro, que esteve presente em parte da reunião, tendo-se ausentado, para participar nas exéquias de D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto. Foram apresentados os temas fundamentais para este Ano Pastoral e D. Ilídio justificou a impossibilidade de ser concretizado, como estava previsto, o calendário das Visitas Pastorais neste Arciprestado.
Na tarde desse dia, na Catedral do Porto, realizaram-se as solenes Exéquias do Senhor D. António Francisco dos Santos que faleceu na manhã de segunda-feira. D. Ilídio esteve presente, juntamente com quase todos os bispos da Igreja em Portugal e com centenas de sacerdotes, idos, sobretudo de Lamego, Braga, Aveiro e Porto. Autoridades civis do País ali estiveram, também, com milhares de pessoas do Porto e de variadas origens.
Na manhã de 14 de Setembro, teve lugar uma reunião, convocada por D. Ilídio, juntando os membros do Colégio dos Consultores e do Conselho dos Párocos. O programa foi apresentado pelo nosso bispo, que pediu ajuda e conselho aos membros destes órgãos consultivos.
As atividades do Movimento dos Cursilhos de Cristandade iniciaram-se ao cair da noite de quinta-feira, 14 de Setembro, no Centro Pastoral Diocesano. Abriram com a Eucaristia, presidida por D. Ilídio e com o Presidente do Movimento e os membros da Escola Diocesana presentes. O Conselheiro espiritual – Pe. Jorge Luís – chegou um pouco atrasado e não concelebrou, dadas outras tarefas pastorais. Depois da Eucaristia, houve a 1ª reunião da Escola, onde o Presidente e o Conselheiro espiritual refletiram alguns pontos importantes para a vida deste Movimento.
Na sexta-feira, 15 de Setembro, D. Ilídio foi almoçar ao Seminário, com a Equipa Reitora e com os Seminaristas e Cón. Seixas que vão para Braga. Foi um almoço de início de novo ano e os votos formulados por D. Ilídio e pela Equipa do Seminário foram de desejo de um muito bom ano.
Na manhã de domingo, 17 de Setembro, D. Ilídio presidiu à Eucaristia, na Igreja paroquial de Mangualde, apresentando os Padres que vão presidir à Unidade Pastoral com sede em Mangualde: padres Manuel António Rocha, Paulo Domingues e António Edson. Este, natural da Diocese do Crato, no Brasil, ainda não chegou, por dificuldades em obter o Visto. Concelebrou, também, o Arcipreste da Beira Alta – Pe. Nuno Azevedo. D. Ilídio desejou muitas felicidades e um bom trabalho pastoral nesta Unidade Pastoral, constituída pelas paróquias de Mangualde, Cunha Alta, Cunha Baixa, Freixiosa, Mesquitela e Quintela de Azurara.

G.I.