Padre José Manuel Pereira de Almeida abordou encontro anual de Pastoral Social que começa hoje em Fátima.
O diretor do Secretariado Nacional da Pastoral Social (SNPS) destacou hoje a importância do pensamento social do Papa Francisco, que a Igreja Católica em Portugal tem procurado “divulgar” e “traduzir em propostas concretas” para os desafios das comunidades.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, o padre José Manuel Pereira de Almeida fez o lançamento do encontro anual do SNPS, que começa esta terça-feira em Fátima, subordinado ao tema “Família e Transformação Social – uma perspetiva a partir da exortação apostólica – A Alegria do Amor”.
De acordo com aquele responsável, este encontro será o momento ideal para os agentes de pastoral social, empenhados na pastoral social a nível diocesano e paroquial, partilharem ideias e boas práticas que têm nascido um pouco por todo o país, inspiradas na reflexão do Papa argentino.
“Esse será um dos pontos a ressaltar neste encontro, que é não só uma proposta de reflexão em que as pessoas vão escutar, mas também uma troca de impressões a partir da sua experiência, por exemplo de Bragança ao Algarve, dos Açores à Madeira. Vamos ter essa grande experiência de diálogo, e isso é o que mais importa”, apontou o padre José Manuel Pereira de Almeida.
No caso da exortação “A Alegria do Amor”, ela é dedicada a temas como “a fragilidade das famílias, o trabalho, o desafio da educação dos filhos e a construção da felicidade”.
Temáticas que, de acordo com o sacerdote, tocam também muito o nosso país e que o SNPS tem procurado “aplicar à realidade portuguesa”, nas “dioceses”, na relação “com os seus bispos”.
Há vários projetos a decorrer, que serão apresentados ao longo dos próximos dias, em Fátima, como por exemplo no caso da Diocese de Angra, num painel intitulado “Conhecer para melhor intervir”.
O encontro anual do SNPS começa hoje pelas 13h30, no auditório do Steyler Fátima Hotel, e conta com cerca de 300 pessoas inscritas.
A sessão de abertura vai ficar marcada por uma homenagem a D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto e presidente da Conferência Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, que faleceu há cerca de uma semana mas cujo nome foi mantido no programa do evento.
O padre José Manuel Pereira de Almeida recorda que esta seria “a primeira atividade pública” de D. António Francisco dos Santos enquanto responsável nacional pela Pastoral Social e Mobilidade Humana, cargo que tinha assumido há apenas alguns meses.
“A surpresa do seu falecimento vai marcar absolutamente este encontro. Nós acreditamos que ele nos vai acompanhar de uma forma única, como no coração de Deus se pode acompanhar as coisas. Vamos sentir muitíssimo a sua falta, mas na certeza da sua oração e intercessão”, salientou o diretor do SNPS.
Até esta quinta-feira, estarão entre os oradores do encontro anual do Secretariado Nacional da Pastoral Social figuras como D. Manuel Clemente e D. António Marto, respetivamente presidente e vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Também o bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro; o atual administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, e presidente do Centro Nacional da Cultura, Guilherme d’Oliveira Martins; e o teólogo e professor universitário Juan Ambrósio.
G.I./Ecclesia:JCP

CategoryFátima, Igreja, Pastoral