Arciprestes e Vigários Episcopais; Celebração de S. Mateus; Dia do Município; Crismas em Campo de Madalena.
D. Ilídio reuniu, pela primeira vez neste Ano Pastoral, o seu Conselho Episcopal alargado – Arciprestes e Vigários Episcopais. Aconteceu na manhã de terça-feira, dia 19 de Setembro. Foi uma reunião de partilha de alguns temas de interesse, presente e futuro, para a nossa Diocese. No final da manhã, houve almoço de confraternização na Casa Episcopal.
Como acontece em cada ano, D. Ilídio presidiu à celebração de S. Mateus, na manhã do passado dia 21 de Setembro, a convite da Câmara Municipal. S. Mateus é Patrono do Concelho de Viseu e da Feira que tem o seu nome, também conhecida como “Feira Franca”. A Eucaristia solene teve a participação do Grupo Coral “Contigo”, de Torredeita e foi celebrada na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição. Concelebraram o Pe. José de Fátima, pároco e seu irmão – Pe. Geraldo Morujão. À Eucaristia seguiu-se a Procissão com o andor do Padroeiro.
Depois da celebração da Festa de S. Mateus, acima referida, D. Ilídio participou também na sessão solene do Dia do Município, nas instalações do Teatro Viriato, na cidade de Viseu. Nesta sessão, para além de outros momentos, o Município fez a condecoração de vários Funcionários e algumas Instituições que, pela ação realizada ou pelos anos de serviço mereceram esta distinção.
Na tarde de sábado, 23 de Setembro, D. Ilídio deslocou-se à igreja Matriz do Campo de Madalena para a celebração do Crisma. Foi acolhido pelo Pároco – Pe. António Henrique Ribeiro de Sousa que assumiu esta paróquia no domingo anterior. Para além do pároco, concelebrou o Reitor do Seminário Maior – Vigário Episcopal Pe. António Jorge. Na celebração, foram crismados 44 cristãos – todos jovens – que frequentaram a catequese paroquial.

G.I.