Fernando Santos, selecionador nacional de Futebol, saudou capacidade de acolhimento do país.
O selecionador nacional de futebol associou-se hoje ao lançamento da campanha ‘Partilhar a Viagem’, da Cáritas Internacional, e apresentou Portugal como um país “que sabe acolher”.
Fernando Santos recordou o seu percurso de emigrante na Grécia e disse que Portugal “vive em segurança e em paz”, fatores fundamentais, como sublinhou à Agência ECCLESIA.
A campanha global da Cáritas foi lançada esta manhã, no Vaticano, pelo Papa Francisco e pretende promover a cultura do encontro em comunidades onde migrantes e refugiados partem e regressam, por onde viajam e onde escolhem ficar.
Num mundo onde “existe muita indiferença e uma cultura do individualismo”, esta campanha tem como objetivo a “consciencialização pública que promove oportunidades e espaços para que migrantes e comunidades se juntem e partilhem histórias e experiências com o objetivo de fortalecer vínculos”, disse à Agência ECCLESIA D. José Traquina, vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.
A campanha ‘Partilhar a Viagem’ tem a duração de dois anos e, segundo D. José Traquina, apela a “gestos, iniciativas e sessões” para uma “cultura de encontro”.
“Qualquer pessoa interessada” pode participar no projeto, e a Cáritas Portuguesa convida as pessoas com “experiência de migração a partilhar a sua viagem”, sublinhou por sua vez João Pereira, secretário-geral da Cáritas Portuguesa.
Uma viagem de descoberta que dá “espaço ao outro”, através de experiências de migrantes e refugiados.
G.I./Ecclesia:LFS

CategoryIgreja, Papa, Pastoral