Santuário apresentou programa dos dias 12 e 13 que inclui várias iniciativas culturais.
A peregrinação internacional aniversaria de outubro, ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13, vai ter como tema ‘Maria, Estrela da Evangelização’ e será presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.
Numa nota enviada para a Agência Ecclesia, o serviço de comunicação do Santuário destaca uma iniciativa que marcará “simbolicamente” o final das comemorações do centenário das aparições.
O programa começa no dia 12 de outubro com a Saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos, na Capelinha das Aparições pelas 18h30; prossegue depois com a Bênção solene das velas e Rosário, na Capelinha das Aparições, seguida da procissão das velas pelas 21h30 e a Missa internacional.
Após a vigília durante toda a noite, já no dia 13 vai ter lugar o Rosário, na Capelinha das Aparições, pelas 09h00, seguido da Procissão, missa, bênção dos doentes e procissão do adeus, no Recinto de Oração.
Uma das iniciativas que marcarão o encerramento das comemorações será a projeção multimédia “Fátima-Tempo de Luz”, que terá estreia no dia 12 de outubro, a seguir à procissão do silêncio, depois da meia noite, e repetição nos dias 13 e 14 de outubro pelas 22h30, sempre na fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Um local que “ganhará uma luz especial que se transformará em narrativa histórica deste lugar ao longo de cem anos, reconstruindo a memória dos marcos históricos e espirituais mais importantes relacionados com a mensagem que a Virgem Maria transmitiu na Cova da Iria”, realça o Santuário.
Outra iniciativa em destaque será um concerto no dia 13 de outubro pelas 18h30 na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, realizado pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian, dirigidos por Joana Carneiro que apresenta no seu alinhamento, entre outras, obras encomendadas aos compositores James MacMillan e Eurico Carrapatoso.
Um espetáculo que terá “transmissão em direto para o Recinto de Oração para que todos os peregrinos possam usufruir de mais este momento musical que celebra o Centenário das Aparições da Virgem aos três Pastorinhos”.
G.I./Ecclesia:JCP

CategoryFátima, Igreja, Pastoral