Iniciativa decorre em Lisboa, reunindo profissionais do setor e responsáveis católicos.
O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS) promove entre hoje e amanhã as suas jornadas anuais, centradas na partilha de recursos e experiências no setor.
Numa carta-convite enviada aos órgãos de comunicação social, o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais referiu que, “mais do que cumprir um compromisso do calendário”, o secretariado que promove e organiza estas jornadas quer que sejam uma “partilha de competências”.
“Propomos umas Jornadas de Comunicação Social essencialmente práticas, onde o uso do Twitter, Facebook, Instagram, WhatsApp e outras redes sejam o ambiente informativo e comunicativo”, afirma D. João Lavrador.
A iniciativa vai decorrer em Lisboa, no Auditório da Renascença Multimédia, junto à nova sede da Conferência Episcopal Portuguesa, na Quinta do Bom Pastor, Benfica.
As jornadas promovem uma formação prática sobre “criatividade na produção de conteúdos” e ferramentas de partilha de informação.
“Atualmente a comunicação é mais uma ocasião de partilha do que de difusão, onde as redes sociais adquiriram um papel central, a exigir o seu uso de acordo com as estruturas de cada uma e os públicos a que queremos chegar”, assinala D. João Lavrador, bispo de Angra.
Os trabalhos vão ser transmitidos em direto na página da Agência ECCLESIA no Facebook.
As jornadas nacionais de Comunicação Social oferecem este ano particular relevo à divulgação de “novos projetos editoriais e tecnológicos”.
Em destaque estará uma “mostra multimédia” onde os vários órgãos de comunicação da Igreja Católica inscritos no certame, vindos das várias dioceses do país, poderão dar a conhecer ao público os “recursos” que têm à disposição.
O secretário da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais, Paulo Rocha, realça que a proposta deste ano é “que se apresentem aplicações para as plataformas móveis e presenças nas redes sociais, com as ferramentas associadas”.
O programa inclui a participação de oradores como José Manuel Fernandes e Eduardo André, do ‘Observador’; Maria João Cunha, da Renascença Multimédia; e ainda a escritora Margarida Fonseca Santos.
A abertura das jornadas, às 14h30, estará a cargo de D. João Lavrador, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, e do padre Américo Aguiar, diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.
G.I./Ecclesia:JCP/OC

CategoryIgreja, Pastoral