Decorreu, ao longo de todo o dia de hoje, no Centro Sócio – Pastoral, em Viseu, o I Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica.
É mais uma iniciativa do Secretariado Diocesano da Pastoral Litúrgica e da Vigararia da Pastoral, para animar e avivar os que exercem ministérios na celebração litúrgica, mormente a dominical.
Este Encontro, correspondendo ao Plano Pastoral Diocesano, teve como centro a Família, que celebra e se celebra na Eucaristia.
D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, falou à plateia, que preencheu a Auditório do Centro Pastoral, sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco Amoris Laetitia.
Realçou a riqueza e a beleza do conteúdo doutrinal deste documento, em que o Papa exorta as famílias cristãs a descobrirem a Alegria do Amor, que nasce da essência do Sacramento do Matrimónio.
“O amor é a base da família – o amor à maneira de Cristo, que se entrega para que todos sejam salvos” (A.L.101), como bem expressa S. Paulo no seu hino à caridade, na primeira Carta aos Coríntios (13, 4-7).
Por natureza, “o amor é gerador de vida”, lembrou D. Manuel Felício, acrescentando que “o amor verdadeiro não tem prazo”, á para toda a vida.
Realçou também a importância da Assembleia Dominical, que se reúne para celebrar a Eucaristia. Esta Assembleia deve ser verdadeiramente “família de famílias, que participam, no seu todo, como uma totalidade: rezam, praticam a caridade, evangelizam-se e evangelizam.
Descobrir e concretizar esta realidade transformaria por completo as nossas comunidades cristãs, cada família e a sociedade em geral. Faz falta esta descoberta.
Depois de um intervalo, em forma de mesa-redonda, o tema continuou a ser desenvolvido, face a questões práticas que eram colocadas aos integrantes da mesa – D. Manuel Felício, um jovem e dois casais.
Depois do almoço, uma reflexão mais específica sobre “os ministérios na liturgia” foi complementada com tempo de ensaios, terminando com a celebração da Eucaristia, que foi vivida de modo especial, sentindo e expressando a alegria do exercício do ministério específico de cada um, concorrendo todos para a beleza do mistério celebrado em cada Eucaristia, sacramento do amor total de Deus, em Jesus Cristo, pela humanidade.
Ao longo do dia, funcionou uma banca de livros e outros auxílios para aprofundar os temas abordados e poder dar a cada celebração litúrgica maior beleza e profundidade espiritual.

G.I.