Apresentação da CIRP; Festa no RIV; Arciprestado Urbano; Fataunços – Centro Social; Festa de S. Francisco de Assis; Secretariado Permanente do CPD; Conselho Presbiteral; Irmãs Concepcionistas; Casamento na Curia.
A CIRP (Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal), em Viseu, tem uma nova equipa. É seu Responsável o Pe. Álvaro Cunha, ex-provincial dos Padres Vicentinos e membro da Comunidade da Diocese, em Órgens (Monte Salvado). Com os outros elementos, a nova Direção diocesana apresentou cumprimentos a D. Ilídio Leandro, na manhã de 3 de Outubro.
Na manhã do mesmo dia, dia 3 de Outubro, o Regimento de Infantaria de Viseu vestiu-se de festa para receber um grupo de militares que prestaram serviço no estrangeiro. D. Ilídio, convidado para o efeito, esteve presente, bem como muitas das Autoridades civis e militares, da cidade e da região.
No Centro Sócio Pastoral Diocesano, reuniram os Padres do Arciprestado Urbano, na manhã de quarta-feira, 4 de Outubro, tendo o Arcipreste – Pe. José Henrique – orientado os trabalhos. D. Ilídio esteve presente, presidiu à Hora Intermédia e fez uma pequena reflexão.
No início da tarde de 4 de Outubro, D. Ilídio recebeu os elementos da Direção do Centro Social de Fataunços que, com o seu Pároco – Presidente – apresentaram a situação atual daquela Instituição. Presentes, também, o Ecónomo da Diocese – Pe. Abel Rodrigues – um elemento do Conselho Económico Diocesano – Diácono Manuel Vaz – e o Vigário Episcopal da Pastoral Social – Pe. Miguel de Abreu. Depois de apresentada a situação, refletiu-se conjuntamente, na busca de formas de solução para alguns problemas existentes.
No final da tarde desse dia 4 de Outubro, D. Ilídio presidiu à celebração de S. Francisco de Assis, na Igreja dos Terceiros, em Viseu. Concelebrou o novo Superior da Comunidade Franciscana – Frei Francisco Ervas – e os restantes membros da Comunidade: Frei Giovanni, Frei José Carlos e Frei André. Estes 2 sacerdotes ficam a fazer parte da Comunidade de Viseu. D. Ilídio desejou muitas felicidades a estes novos membros franciscanos e augura-lhes bom trabalho em Viseu.
No início da tarde do dia 5 de Outubro, reuniu, na Casa Episcopal, o Secretariado Permanente do Conselho Pastoral Diocesano para preparar o próximo encontro deste órgão de corresponsabilidade, que terá lugar no próximo dia 11 de Novembro, no Centro Sócio Pastoral Diocesano.
Também durante a tarde desse dia 5 de Outubro, D. Ilídio reuniu com os elementos do Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral, preparando a próxima reunião, a ter lugar no dia 31 de Outubro. Esta reunião preparatória foi na Casa Episcopal, onde se efetuará, também, a reunião deste órgão de corresponsabilidade diocesana.
No Mosteiro de Santa Beatriz da Silva, realizou-se, no fim da manhã de sábado, 7 de Outubro, uma Profissão Solene de uma Religiosa concepcionista – Irmã Maria de Fátima dos Sacrários. Presidiu o bispo da Diocese, D. Ilídio, tendo concelebrado o Pe. José Mota. Foi, como é próprio nestes momentos, uma grande Festa, para o Mosteiro e para a Diocese, com a presença de familiares e amigos da Irmã Fátima.
Na tarde desse mesmo sábado, 7 de Outubro, D. Ilídio deslocou-se à Curia – diocese de Aveiro – onde presidiu à celebração da Eucaristia, na qual se celebrou o casamento de 2 jovens – o André Cruz e a Mariana Paixão. Esta é a filha mais nova do Juiz Claudino Seara Paixão, de Carapito, condiscípulo de Seminário do celebrante.

G.I.

Text Divider