Papa Francisco associa-se a Jornada Internacional pela redução dos desastres naturais.
O Papa Francisco defendeu hoje no Vaticano a implementação de uma cultura de defesa do ambiente, associando-se à Jornada Internacional pela redução dos desastres naturais, que se celebra a 13 de outubro.
“Renovo o meu forte apelo pela salvaguarda da criação através de uma tutela e um cuidado cada vez mais atentos ao ambiente”, disse, no final da audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro.
Francisco encorajou as “instituições e os que têm responsabilidades públicas e sociais” a promover uma “cultura que tenha como objetivo a redução à exposição aos riscos e às calamidades naturais”.
“As ações concretas, dirigidas ao estudo e à defesa da casa comum, podem reduzir progressivamente os riscos para as populações mais vulneráveis”, acrescentou.
O Papa aludiu ainda ao Dia Mundial da Visão, que se celebra esta quinta-feira, deixando uma palavra de proximidade aos cegos e deficientes visuais.
A tradicional catequese semanal continuou as reflexões sobre o tema da esperança, sublinhando que, para os crentes, o futuro não é apenas fruto das suas mãos mas também “da preocupação providente de um Deus que é todo misericórdia”.
“Estamos convencidos de que nada é inútil nem vazio nem fruto do vão acaso, mas que cada dia esconde um grande mistério de graça e de que no nosso mundo não precisamos de mais nada do que uma carícia de Cristo”, declarou o Papa.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral