Quase dois mil participantes na 8ª edição de ‘Pequenos Passos, Grandes Gestos’.

Ou porque já passaram por um episódio de cancro, ou porque estão ainda a sofrer da doença, ou porque têm um amigo ou familiar com cancro, foram quase dois mil os participantes na edição deste ano da caminhada ‘Pequenos Passos, Grandes Gestos’ que decorreu em Viseu, na tarde de sábado, 7 de outubro, organizada pelo Movimento Vencer e Viver do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O objetivo da chamada caminhada cor-de-rosa é sensibilizar mulheres, mas também homens para a necessidade de fazerem a prevenção com uma alimentação saudável e desporto, estarem atentos aos sinais e realizarem os rastreios, já que o cancro da mama detetado à nascença tem fortes possibilidades de cura.
Uma vez concentrados no Rossio da cidade, os participantes começaram com uma sessão de aquecimento orientada por técnicas do ginásio de mulheres Stargym, seguiu-se a sessão de abertura em frente à porta principal do edifício da Câmara Municipal e a foto de família na escadaria da Igreja do Terceiro. Estava feito o aquecimento para uma caminhada que percorreu vários pontos da cidade em ambiente de descontração e de confraternização que se repete há oito anos.
“A prevenção contra o cancro é uma luta que nos deve envolver a todos”, alertou José Oliveira Alves do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRCLPCC), pedindo nomeadamente às mulheres para aderirem aos rastreios disponíveis, porque “um diagnóstico precoce é a melhor firma de podermos ser vencedores”.
O responsável anunciou que até maio de 2018 volta a estar em Viseu a unidade móvel de rastreiro da LPCC. Um serviço efetuado pela instituição em colaboração com o Ministério da Saúde que permite rastrear todos os anos na região Centro 130 mil mulheres.
“É o único trabalho que o Estado nos paga”, acrescentou Oliveira Alves ao agradecer o trabalho de voluntariado que tem vindo a se feito em conjunto com a LPCC.
Em Viseu a caminhada tem vindo a ganhar participantes de ano para ano. A iniciativa ‘Pequenos Passos, Grandes Gestos’ decorreu em simultâneo também nas cidades de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda e Leiria.
G.I./J.B.:EA

CategoryViseu