No dia 7 de Outubro, no Centro Pastoral da Diocese de Viseu, realizou-se o I Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica.

Em sintonia com o Plano Pastoral Diocesano, este Encontro, organizado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Litúrgica, teve como tema: Família celebra(se) na Eucaristia. Cerca de 200 participantes de 40 paróquias de todos os arciprestados da Diocese de Viseu preenchiam a plateia: 48 leitores, 18 acólitos, 3 organistas, 9 sacristães, 1 representante de uma banda filarmónica e 121 cantores.
Depois da Oração da Manhã, D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, proferiu uma conferência sobre a relação da família e a celebração do Sacramento da Eucaristia. A Eucaristia é a presença viva e real do Amor Trinitário de Deus. É o Sacramento da Presença de Jesus Cristo (“Isto é o Meu Corpo”), do Sacrifício da Cruz (“Entregue por vós”), e da Comunhão (“Tomai e Comei”). Todavia, não se pode esquecer que a Eucaristia é também um Sacramento Conjugal (“Amai uns aos outros como Eu vos amei”), porque Jesus amou a Igreja e entregou-se por Ela. Os aspetos da Eucaristia (Presença, Sacrifício e Comunhão) estão presentes na família. A Eucaristia faz a Igreja e vice-versa (“Formamos um só corpo, em Cristo Jesus”). A Igreja é também família, onde cada um tem o seu ministério, ou seja, uma tarefa específica para servir os irmãos. A Assembleia Dominical é uma família de famílias, comunidade de comunidades, que participam, como uma totalidade: rezam, praticam a caridade, evangelizam e evangelizam-se. A família continua a ser sujeito de evangelização.
Depois da conferência, decorreu uma mesa redonda, onde 2 casais e alguns jovens foram interpelados à participação, refletindo e dando testemunho da importância da Eucaristia na “Igreja Doméstica”. Da parte da tarde, decorreu trabalho de formação específica para leitores, acólitos, coros, organistas e sacristães, orientado pelos diversos departamentos do Secretariado Diocesano da Pastoral Litúrgica.
O Encontro terminou com a celebração da Eucaristia na Igreja do Seminário Maior.

G.I./J.B.:SDPL