• Encontro marcado para Viseu, de 17 a 18 de novembro, com momentos culturais e de debate. Hoje, às 21:00, já começa o ciclo de cinema, no Palácio do Gelo.
    A coordenadora do encontro da Conferência Nacional de Associações de Apostolado dos Leigos (CNAL) considera que é fundamental “estimular os cristãos a enfrentar o mundo” e não se deixar abater “com as tragédias do tempo atual”.
    A realizar na cidade de Viseu, dias 17 e 18 de novembro, o IV encontro do CNAL tem como mote ‘este é o tempo para esperar contra toda a esperança’, porque “só trabalhando em conjunto se pode responder às necessidades do tempo contemporâneo”, disse à Agência ECCLESIA Alexandra Viana Lopes.
    Uma cosmologista na Universidade da Pensilvânia, nos EUA, um artista do Centro Aleti, de Itália, um historiador e ensaísta francês, uma educadora do Quénia e um uruguaio coordenador do Living Peace International vão estar em Viseu, no dia 18 de novembro, para dizer porque se afirma que ‘Este é o tempo’ de esperança, de construir a justiça e a paz.
    A atividade promovida pela Conferência Nacional das Associações de Apostolado dos Leigos (CNAL) começa, às 21h00, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu com um concerto de Samuel Úria para jovens dos 15 aos 35 anos.
    A primeira conferência, às 09h45 do dia 18 de novembro, vai ser proferida por Marisa Cristina March (Filadélfia) e aborda o tema ‘A grandeza da nossa esperança’ e ‘A beleza da nossa esperança’ é o tema desenvolvido por Paolo Galardi (Roma) realça o programa enviado à Agência ECCLESIA
    François Huguenin (Paris), Frankie Gikandi (Nairobi), Carlos Palma Lema (Porto) são os oradores do painel sobre ‘O trabalho pela justiça e pela paz’.
    A tarde desse dia vai ser preenchida com vários ateliers sobre ‘meios, lugares e tempo para a esperança, para o trabalho pela justiça e pela paz, para o amor’.
    Este ano, o programa do IV Encontro Nacional começa mais cedo com um ciclo de cinema sobre “a realidade e a humanidade, no drama da sua complexidade e das suas contradições, como fecundas e portadoras de mistério e de promessa”, lê-se no programa.
    Os filmes poderão ser vistos nos dias 19 e 26 de outubro e 2, 9 e 16 de novembro, gratuitamente pelas 21h, no Palácio do Gelo, em Viseu.
    O encontro encerra-se às 19h00, com uma celebração na Sé de Viseu.
    Os Encontros Nacionais de Leigos realizam-se desde 2013 e já aconteceram em Coimbra, Porto e Évora.
    O programa, as informações e as inscrições estão disponíveis online em www.cnal.pt.
    G.I./Ecclesia:PR/LFS