Bispos contrapõem esperança católica a «festa do medo».
A Conferência Episcopal Francesa (CEF) divulgou na sua página online um conjunto de trabalhos sobre a festa de Todos os Santos, assinalada a 1 de novembro, em contraponto ao Halloween, desta noite.
“Enquanto o ‘Halloween’ é uma festa do medo, com as crianças (e adultos) a divertirem-se a causar medo aos outros e a elas próprias, a evocação católica é uma festa de comunhão, comunhão com os santos, a 1 de novembro, e com os ‘fiéis defuntos’, no dia seguinte”, refere um dos textos da CEF.
A nota, traduzida em português pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, recorda que há mais de 2500 anos que os celtas celebram, a 31 de outubro, “o seu novo ano, o fim das colheitas, a mudança de estação e a chegada do inverno”.
De acordo com esta tradição, nessa noite os fantasmas dos mortos visitavam os vivos; a festa foi conservada no calendário irlandês após a cristianização do país e implantou-se mais tarde nos EUA.
“Para além das crenças primordiais das origens, o ‘Halloween’ é um pretexto para fazer a festa e esquecer as longas noites outonais, muitas vezes chuvosas e tristes. Por seu lado, a solenidade de Todos os Santos é uma festa mais ‘interior’”, realça a CEF.
A Igreja Católica em França defende que é preciso dar um” novo fascínio” à solenidade de Todos os Santos e explicar às crianças que o Halloween “não é mais do que um divertimento”.
A CEF deixa algumas sugestões para a celebração, em família, do 1 de novembro, como “rezar com os santos padroeiros ou com um santo particularmente querido” ou “escrever uma pequena carta sobre determinado santo e enviar a uma pessoa próxima que tenha o mesmo nome”.
G.I./Ecclesia:OC