Câmara de Viseu quer agraciar Bispo da Diocese com a mais elevada condecoração do Município: ‘Viriato de Ouro’.
A Câmara Municipal de Viseu deliberou atribuir a Medalha Municipal de Ouro ao Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, “como ato de reconhecimento dos serviços de excecional relevância prestados por si à comunidade de Viseu”, revela em comunicado.
A deliberação foi tomada na primeira reunião do novo executivo, que decorreu na quinta-feira, 26 de outubro. De acordo com a nota da autarquia “o galardão municipal distingue ainda a profunda renovação levada a cabo por D. Ilídio Leandro na Diocese de Viseu, no robustecimento da sua atuação e na abertura às instituições e à sociedade civil”.
O executivo municipal aprovou ainda “iniciar os procedimentos que viabilizarão, em conjunto com a Assembleia Municipal, a atribuição a D. Ilídio Leandro da mais elevada condecoração do Município de Viseu, o ‘Viriato de Ouro’.
D. Ilídio Leandro, de 66 anos, pediu ao Papa que o dispensasse da responsabilidade de conduzir a Igreja diocesana de Viseu, por se sentir muito debilitado na sua saúde e o processo de substituição está em curso.

G.I./J.B.:EA

CategoryBispo, Diocese, Pastoral, Viseu