Conselho Presbiteral; Bodas de Prata do Cón. Jorge Seixas; Conselho Pastoral Diocesano.
No dia 7 de Novembro, realizou-se a 1ª reunião do Conselho Presbiteral deste Ano Pastoral. Depois da Oração e de uma pequena Reflexão, fez-se a leitura da Ata e procedeu-se ao período “Antes da ordem do dia”. Seguiu-se um trabalho por grupos, refletindo o Documento dos Bispos do Centro sobre a Amoris Laetitia, documento que tinha sido enviado antecipadamente. Seguiu-se o Plenário, depois do que se trataram outros assuntos: Plano Pastoral sobre a Família, Pastoral Familiar na Diocese, Pastoral da Juventude e Sínodo 2018, concretização do Sínodo Diocesano e apresentação do tema da Formação Permanente Extraordinária para Sacerdotes e Leigos, nos dias 25-27 de Janeiro de 2018. Apresentou-se, também, o programa do 4º Encontro da CNAL que vai ter lugar em Viseu no próximo sábado, 18 de Novembro.
No fim do dia 8 de Novembro, D. Ilídio deslocou-se ao Seminário Interdiocesano, em Braga, acompanhado pelo Reitor – Cón. António Jorge – pelo Pe. Abel, pelos 2 Seminaristas do 12º ano e pelos Pais e Sobrinho do Cón. Seixas. Foram celebrar, com todo o Seminário, os 25 anos de sacerdócio do seu Diretor Espiritual – o Cón. Jorge Seixas. Ali participaram na Eucaristia e no jantar de festa que se seguiu. O nosso Bispo deu os parabéns ao “caríssimo Cón. Jorge Seixas por estas Bodas de Prata, celebradas no teu lugar de trabalho, com a Comunidade que tu ajudas a crescer e a construir”.
Reuniu, no sábado, 11 de Novembro, no Centro Sócio Pastoral, o Conselho Pastoral Diocesano. Depois de uma pequena reflexão sobre o 4º Encontro Nacional de Leigos, da CNAL e sobre a Pastoral da Família, foi lida a Ata e seguiu-se o período “Antes da ordem do dia”. Foi, depois, apresentado o programa do 4º Encontro Nacional do Apostolado dos Leigos, da CNAL e foi apontada a necessidade de todos se inscreverem. Seguiu-se um trabalho por grupos sobre o que se faz na Diocese para os casais e famílias e para os jovens. Depois do Plenário, apresentaram-se alguns subsídios para o Plano Pastoral Diocesano e refletiu-se a necessidade de apostar mais na preparação para o Matrimónio, incluindo a Celebração, e o acompanhamento dos casais jovens. O encontro terminou com uma alusão à importância da pastoral da juventude e à atenção ao Sínodo dos jovens.

G.I.