D. Ilídio Leandro publicou duas Notas, a propósito da Semana dos Seminários e do IV Encontro Nacional de Leigos, em Viseu. Proporcionamos aqui o texto dessas Notas:

1. Semana dos Seminários

A semana que estamos a viver é a Semana de oração pelos Seminários que, neste ano, tem o tema: «Fazei o que Ele vos disser».
Na nossa Diocese de Viseu, temos 5 jovens no Seminário Maior, em Braga, fazendo a sua caminhada de reflexão e de escuta, estudando Teologia e amadurecendo a resposta à vocação de Deus. Temos, também, 2 jovens no Seminário Vocacional, no 12º ano, em Viseu, que escutam o Senhor Jesus que lhes fala na Igreja e com os sinais dos tempos, desafiando-os a serem felizes num SIM que os ajudará a concretizar a vontade de Deus.
Temos, ainda, alguns adolescentes e jovens que, nas Famílias e nas Comunidades cristãs, crescem na abertura ao chamamento do Senhor que, por vezes, lhes segreda que o seu caminho pode ser o sacerdócio. O acolhimento generoso e alegre dessa possibilidade, vivido na comunhão da Igreja que ouve a humanidade que Deus quer salvar com a colaboração humana, dá-nos a certeza de uma vocação ao serviço do mundo.
Quero agradecer, nesta semana dos Seminários, a todas as pessoas que trabalham no acompanhamento das vocações: Seminários e seus Responsáveis; Párocos e Equipas vocacionais; Pais e Famílias cristãs da nossa Diocese. Que o Senhor Jesus nos dê santas e muitas vocações para o serviço da Igreja!

4º Encontro da CNAL

No próximo sábado, dia 18 de Novembro, realiza-se o 4º Encontro Nacional dos associados na Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos (CNAL). Desta vez, este Encontro tem lugar em Viseu, depois de ter sido em Coimbra, em Évora e no Porto.
É uma excelente oportunidade para os cristãos da Diocese de Viseu, integrados ou não em Movimentos e Associações de ação eclesial, poderem viver um dia grande, concretizando o que o Sínodo Diocesano nos chama a viver e a desenvolver na Igreja e no Mundo. A importância do apostolado leva os cristãos a sentirem-se membros de uma família, à qual aderiram no Baptismo e no Crisma e a serem Luz e Sal nesta Sociedade que somos chamados a tornar feliz, solidária, justa e a construir e a viver em paz e em amor.

VISEU, 13 de Novembro de 2017
Bispo Ilídio Pinto Leandro