A Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE) e a Conferência das Igrejas da Europa (CEC) saudaram, em comunicado conjunto, a proclamação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.
A proclamação foi assinada na sexta-feira pelos presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, e o presidente em exercício do Conselho da União Europeia, o primeiro-ministro da Estónia, Juri Ratas.
A COMECE e a CEC consideram que este texto, com 20 princípios fundamentais para promover os direitos sociais na Europa, representa um “passo em frente” para uma Economia Europeia Social de Mercado.
Os líderes cristãos convidam os Estados-membros da União Europeia a traduzir o documento em “ações concretas”, envolvendo todos os parceiros sociais, para criar “um mercado interno mais justo”.
“A COMECE e a CEC acreditam que a persistência da desigualdade social e económica, bem como as mudanças transformadores que estão a ter lugar no mundo do trabalho, apenas podem ser enfrentadas com um compromisso comum europeu”, assinala a nota conjunta, enviada à Agência ECCLESIA.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Pastoral