D. Ilídio abordou em nota pastoral a Semana dos Seminários, que decorreu até este Domingo, para agradecer as vocações sacerdotais existentes na diocese e o trabalho dos agentes pastorais mais ligados a este setor.
No documento, publicado nesta página e no Jornal da Beira, D. Ilídio Leandro realça que “o acolhimento generoso e alegre” deste caminho, por parte dos jovens, “dá a certeza de uma vocação ao serviço do mundo”.
Ele agradece ainda “a todas as pessoas que trabalham no acompanhamento das vocações: Seminários e seus responsáveis; párocos e equipas vocacionais; pais e famílias cristãs”.
“Que o Senhor Jesus nos dê santas e muitas vocações para o serviço da Igreja!”, exorta D. Ilídio.
A Diocese de Viseu conta atualmente com cinco jovens no Seminário Maior, em Braga, e mais dois jovens no Seminário Vocacional, no 12º ano, em Viseu.
“Temos, ainda, alguns adolescentes e jovens que, nas famílias e nas comunidades cristãs, crescem na abertura ao chamamento do Senhor que, por vezes, lhes segreda que o seu caminho pode ser o sacerdócio”, acrescenta D. Ilídio Leandro.
A Semana dos Seminários, que tem como objetivo abrir estas instituições ao contacto com as comunidades e favorecer a oração pelas vocações, tem este ano como tema “Fazei o que Ele vos disser”.
G.I./Ecclesia:JCP