Na tarde do dia 19, no Sátão, reuniram-se 63 ministros extraordinários da comunhão, oriundos da maior parte das paróquias do Arciprestado do Dão, para formação espiritual e pastoral.

Estiveram presentes também o arcipreste e outros párocos.
Esta atividade do Arciprestado do Dão foi orientada pelo Secretariado Diocesano da Liturgia, nas pessoas dos cónegos Jorge Seixas e José Henrique.
Após um tempo de oração, e partindo de S. Lucas 22, 27: «Estou no meio de vós como aquele que serve», texto fundamental para qualquer ministro/servidor da Eucaristia, realçou-se a centralidade eucarística na vida das comunidades e de cada ministro extraordinário da comunhão.
Recordaram-se algumas orientações pastorais, abordadas já no curso que cada um frequentou, há mais ou menos tempo, provocando um diálogo e esclarecimento muito frutuosos sobre aspectos práticos da ação dos ministros: na assembleia dominical, em casa dos doentes/idosos e nos lares de idosos.
A terminar, diante do Sacrário, na capela do Santíssimo da grande igreja paroquial de Sátão, houve um momento de oração e a entrega dos cartões, assinados pelo Sr. Bispo, que valida a atuação de cada ministro extraordinário por mais três anos. A formação periódica é condição para a renovação destes cartões

G.I./J.B.:SDPL