O Multiusos de Viseu encheu, na noite do passado sábado, 25 de novembro, para assistir ao musical “Streetlight – Together 4 Peace” do grupo internacional GEN ROSSO, numa organização da Fundação S. José. Estiveram presentes cerca de 1700 pessoas.
Este espetáculo teve a particularidade de integrar quase uma centena de alunos das escolas de Viseu. Na quinta e na sexta-feira anteriores, funcionaram no Centro Sócio-Pastoral Diocesano e no Seminário Maior sete workshops (Canto, Teatro, Orquestra, Percussão, Hip Hop Gang, Hip Hop Combination, Strong Moves) orientados pelos próprios membros da banda. O resultado deste trabalho, de apenas algumas horas, foi bem visível no extraordinário desempenho a que foi possível assistir no próprio espetáculo.
O GEN ROSSO e os alunos participantes trouxeram-nos uma história ocorrida no fim dos anos sessenta nos Estados Unidos: uma história de dois amigos, Charles e Jordan, que viviam num bairro onde a violência e a vingança de gangs eram o dominante; a história de uma banda, Streetlight, da qual fazia parte Charles, que acreditava ser possível um mundo sem violência e com tolerância, um mundo de fraternidade. Através da música e da dança, este drama afirma sem medo a força transformadora do amor na vida de cada um e na sociedade.
Foi um espetáculo envolvente, que interpelou todos os presentes. Foi igualmente uma experiência memorável para todos os jovens que participaram nos workshops e no espetáculo.

G.I./J.B.