D. Ilídio Leandro presidiu, na Catedral, à Solenidade da Imaculada Conceição, celebrada às 11:00 horas, concelebrando o Pároco de Santa Maria, Cónego Matos, e pelo Cónego Orlando.
Na homilia, D. Ilídio, meditando a 1ª Leitura, do Livro do Génesis, recordou que o ser humano, com “os seus apetites insaciáveis de poder; o seu orgulho desmedido e incontrolável; a sua ânsia de parecer invencível e grande aos olhos de todos, leva-o a cometer as maiores loucuras e aventuras até ao extremo de assumir todos os possíveis riscos, não ponderando as normais consequências: as mais imediatas, naturais e evidentes dos seus erros”.
À semelhança de Adão, “perdido, o homem acusa quem antes amava, despreza quem antes era essencial à sua vida e defende-se, escondendo-se, mentindo e procurando falsas e vãs alternativas para o que acaba de perder…”, lembrou D. Ilídio.
Vincou ainda que “o pecado ocasiona medo e vergonha; quebra a solidariedade prometida na criação; suscita acusações várias; surgem manipulações de quem não aceita as culpas mas as atira aos outros; nascem naturais e permanentes inimizades; sonham-se e projetam-se insaciáveis vinganças, em concretização ao longo dos tempos e nunca terminadas nem interrompidas…”
Em contraponto, “a resposta de Deus é totalmente fundamentada no amor, no perdão, na superação de um estádio original para nova situação privilegiada, assente na graça e na benevolência divinas”.
E D. Ilídio, apontando a figura de Maria, lembrou que “é a partir da mesma natureza humana – a de Maria – tornada imaculada e capaz de resistir a todo o pecado, que Deus encontra caminho para a restauração, mostrando que o amor, em Deus, tudo supera e tudo vence”.
“A Imaculada Conceição de Maria, sendo privilégio pessoal e individual, é graça da qual todos beneficiamos. Deus torna-A Mãe, Mediadora e Intercessora de todos nós”, lembrou.
E, recordando o Centenário das Aparições em Fátima, D. Ilídio terminou afirmando que “Fátima, mostra como Maria é nossa Mãe e como é solícita para connosco, os Seus filhos, intercedendo e tudo fazendo para que vivamos de acordo com a vontade de Deus.
No final da celebração, D. Ilídio saudou especialmente as jovens do Instituto de Santa Teresinha, que participaram na Eucaristia, com as suas Educadoras.

A solenização do canto, na celebração, foi garantida pelo Grupo Coral de Gumirães.

G.I.