Durante a manhã de hoje, os diáconos permanentes estiveram, com as suas esposas, em recolecção, olhando para a “Virgem Maria, ícone de fé obediente”.
Acolhidos no Seminário pelo Cónego António Jorge, responsável pela formação permanente dos diáconos, aí rezaram, na Capela, a Hora Intermédia, com meditação sobre o Advento, a partir da Audiência de Bento XVI, em 19.12.2012.
Seguiu-se um tempo de reflexão em casal, a partir das “provocações” do Papa Francisco, nos números 65 e 66 de “A Alegria do Amor” e de algumas cenas da infância de Jesus.
A adoração do Santíssimo preencheu o final da manhã, com possibilidade da celebração do sacramento da Confissão antecedida de uma reflexão pessoal “sobre o modo como se pratica e se cultiva na vida que os esposos partilham dia-a-dia entre si e com os seus filhos” à luz do hino ao amor em 1Cor 13, 4-7.
O encontro serviu para rever amigos e reforçar laços de fraternidade, que foram também alimentados à mesa, num almoço servido no refeitório do Seminário, em que participou também D. Ilídio Leandro, que se juntou aos diáconos no momento de adoração ao Santíssimo.
Ainda nesta Ano Pastoral, os diáconos têm mais quatro momentos de Encontro, o primeiro dos quais será a 13 de Janeiro, antes da Recolecção de Quaresma, a 17 de Fevereiro.

G.I.