Com o simbolismo que é lhe é devido, e bem explicado pelo Padre Jorge Seixas num artigo publicado nesta edição do Jornal da Beira ( página 4), o Presépio é a imagem principal das aldeias e cidades que ainda mantém a tradição de os conceber, mas também dos espaços públicos sejam eles civis ou religiosos.
Este ano, Viseu está repleta de verdadeiras obras de arte: nas escolas, nas repartições públicas, nos hospitais, instituições sociais, nas praças e ruas. O jornal da Beira começa aqui um périplo pelos Presépios mais significativos que vai visitando até ao Dia de Reis.
Esta semana o destaque vai para o Presépio que se encontra na Casa Episcopal, a residência oficial do Bispo da Diocese, D. Ilídio Leandro.
Casa Episcopal
“Centramo-nos na figura do menino Jesus como representação do amor que estrutura toda a nossa vivência e a família como berço da humanidade, de acordo com o título do Plano Pastoral.
Ao Presépio associam-se dois textos. Um, escrito pelo nosso Bispo D. Ilídio, fala-nos do amor, e o outro fala de Menino Jesus e é retirada da homilia do Papa Francisco da noite de Natal.
O Presépio pertence ao Museu da Catedral, sendo também uma forma de valorizarmos e de darmos a conhecer o património, integrado naquilo que é a sua essência: falar-nos do amor de Deus pela humanidade.
A peça é de cerca de 1775, atribuída a Machado de Castro e oferecida à Catedral pelo Bispo D. Frei José do Menino Jesus.
Fica o convite para visitar o Hall de entrada da Casa Episcopal onde se encontra esta peça até dia 8 de janeiro”.
Catedral
“Na Catedral de Viseu faz-se a caminhada até ao Natal através do Presépio. Uma caminhada que é tempo de Esperança, de Amor e de Alegria. Começamos com a visita do Anjo a casa de Maria: a Anunciação”.
Trata-se de um Presépio feito com materiais da natureza que faz a evolução do período do Advento, Natal, e Reis.
Esta dinâmica começa com o tema da anunciação com a presença do Anjo e de Maria no interior da sua casa, os trabalhadores e o pastor que no seu quotidiano esperam a vinda do Salvador. Na semana anterior ao Natal, José passa a figurar no interior da casa de família, aceitando Maria como sua esposa.
No dia de Natal a casa transforma-se em estábulo para acolher o Menino símbolo do amor de Deus por todos nós, aproximando-se o Pastor e o Anjo em adoração. Após o dia de Natal começam a aproximar-se os Reis Magos, guiados pela estrela”.

G.I./J.B.