No passado dia 12 de janeiro, faleceu em Jugueiros, no Instituto Jesus Maria José, a Irmã Serafina Almeida Martelo com 101 anos de idade.
A Irmã Serafina nome de religiosa e de Batismo Maria de Almeida Martelo, nasceu a 17 de novembro de 1916, na freguesia de Ribafeita (Viseu), numa família crente e piedosa, e tinha 4 irmãs e 1 irmão.
Decidiu abraçar o projeto de Beata Rita Amada de Jesus, Fundadora do Instituto Jesus Maria José.
De acordo com o seu pai a Ir. Serafina, foi para o Brasil, aí fez sua formação académica e religiosa passando por várias comunidades, ao longo de 12 anos.
Em 24 de Junho de 1940 fez os primeiros votos e em 24 de Junho de 1947 fez os votos perpétuos.
Dedicou-se à educação, trabalhando em orfanatos, onde revelou grandes competências em trabalhos manuais, dedicou-se ao tratamento de pessoas idosas e doentes, lembrando com saudades as vivências junto daqueles a quem se doou. Em 26 de Agosto de 1948, regressa a Portugal com 32 anos, indo para a comunidade de Paços de Brandão.
Em 1952 com a transferência das Irmãs para Ovar, casa de formação, a Irmã Serafina foi para o Orfanato da Santa Casa da Misericórdia de Ovar, onde se dedicou à educação de crianças órfãs e desfavorecidas. Passou por outras comunidades entre elas Casa de Saúde S. Mateus em Massorim.
Durante alguns anos, trabalhou e orientou o Lar Universitário Jesus Maria José em Coimbra, dedicando-se de alma e coração às jovens, muitas vezes, substituindo a família na atenção e carinho, para que nada lhes faltasse e obtivessem um bom progresso na vida académica e até profissional. São de salientar as amizades que ainda hoje perduram.
Em 1975, foi transferida para a Residência Jesus Maria José, Jugueiros-Viseu, adaptando-se a uma nova realidade. A Ir. Serafina, dedicou-se a lavores, trabalhos manuais, ao cultivo da quinta e deu inicio ao acolhimento de crianças, de tenra idade, ajudando assim os pais, a irem tranquilos para o trabalho.
Ao longo da sua vida, fez amigos, com facilidade pela sua simplicidade, espontaneidade, proximidade e sensibilidade pelos que mais necessitavam, nunca se recusando fazer o bem e oferecendo aos amigos mais íntimos algo daquilo que ela própria granjeava com o seu esforço e dedicação.
Demonstrou amor ao Instituto e à Madre Fundadora de quem foi devota com elevada devoção e serviu de testemunha no processo de Beatificação de Beata Rita Amada de Jesus.
O tempo levou-lhe a memória e a orientação, mas, não lhe retirou a fé, a bondade, a dedicação e o querer estar com os outros.
Que o Senhor lhe dê o eterno descanso e interceda por nós junto de Deus.

G.I./J.B.:Irmã Salete