A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos celebra-se anualmente entre 18 e 25 de janeiro, no hemisfério norte, e este ano tem como lema a frase do livro do Êxodo: ““A tua direita, Senhor, resplandeceu de poder” (EX 15,6).
“Embora na libertação/salvação Deus tenha a iniciativa, Deus envolve forças humanas na realização de seu objetivo e nos planos para a redenção de seu povo. Os cristãos, pelo batismo, participam do ministério divino de reconciliação, mas as nossas divisões restringem o nosso testemunho e a nossa missão num mundo necessitado da cura que vem de Deus”, contextualiza o texto de apresentação do Oitavário 2018.
Os subsídios para as celebrações, reflexão e oração foram preparados pelas Igrejas das Caraíbas; a equipa ecuménica teve como responsável o arcebispo católico de Kingston e bispo responsável pelo ecumenismo na Conferência Episcopal das Antilhas, D. Kenneth Richards, e o secretário-geral da Conferência Caribenha de Igrejas, Gerald Granado.
Um pouco por todo o país serão vividas iniciativas e celebrações ecuménicas, neste sentido de reaproximação e de unidade entre cristãos.
Em Coimbra, por exemplo, serão vividas diversas celebrações, espalhadas por diversas comunidade e diversas confissões religiosas, mas com um convite a todos a participar. “Todas as pessoas são convidadas a participar nalguma destas celebrações e espera-se que todas as comunidades promovam algum tipo de iniciativa concreta de oração por esta causa”, realçam os responsáveis.
As Igrejas Cristãs na Diocese de Setúbal vão fazer a festa do ecumenismo numa celebração num templo presbiteriano, a 21 de janeiro, na qual vão estar presentes ministros e crentes da Igreja Católica Romana, da Igreja Católica Oriental Ucraniana, das Igrejas Ortodoxas Russa e Romena, da Igreja Lusitana e das Igrejas Presbiteriana e Metodista.
O Oitavário de Oração pelos Cristãos começou a celebrar-se em 1968 e teve como primeiro tema ‘Para o louvor de sua glória’ (Efésios 1,14); Portugal preparou o material em 1996 vivido com o tema ‘Eis que estou à porta e bato’ (Apocalipse 3, 14-22) e o encontro preparatório realizou-se em Lisboa.