Na noite do passado 10 de março, o Movimento dos Cursilhos de Cristandade saiu à rua, na  nossa cidade, para acompanhar o Senhor numa VIA-SACRA, através das ruas da vetusta , risonha e bela cidade de Viriato.
Previamente programada, para o percurso entre o Centro Pastoral Diocesano e o Adro da Catedral, o mau estado do tempo que se fez sentir forçou a alteração do trajeto.
A partir da 6.ª Estação, fomos acolhidos pelo Seminário Maior, e foi nos claustros desta Casa que prosseguiu a meditação das etapas que Jesus percorreu até ao Calvário.
Deste modo, os cursilhistas que se deslocaram de vários pontos da diocese – e foram mais de uma centena – puderam vivenciar este significativo ato religioso e, simultaneamente, admirar a beleza arquitectónica do edifício, particularmente as escadas de granito suspensas que dão acesso aos pisos superiores daquela majestosa e imponente construção.
O encerramento da Via-sacra ocorreu dentro da magnífica Igreja do Seminário, onde os cursilhistas mais antigos puderam reviver as inúmeras clausuras, que ali ocorreram em grande clima de alegria, ao longo de muitos anos.

G.I./J.B.:MCC

CategoryBispo