Meditações do momento de oração, acompanhado em todo o mundo, foram redigidas por estudantes de Roma.
Um grupo de jovens vai levar à Via-Sacra de Sexta-feira Santa, no Coliseu de Roma, um conjunto de reflexões que liga os sofrimentos de Jesus à sua realidade, falando, por exemplo, dos “haters” nas redes sociais.
“Olho à volta e vejo olhos pregados nos ecrãs do telemóvel, ocupados nas redes sociais a olhar fixamente qualquer erro dos outros, sem possibilidade de perdão. Homens que, tomados pela ira, gritam que se odeiam pelos motivos mais fúteis”, pode ler-se no texto assinado pela jovem Greta Sandri.
Os textos, divulgados pela página do Vaticano, falam da vida diária dos jovens e dos ensinamentos de Jesus, aplicados à vida dos dias modernos.
“Hoje, no mundo da internet, estamos tão condicionados por tudo o que circula na rede que, por vezes, duvido mesmo das minhas palavras. Mas as tuas palavras são diferentes, são fortes na tua fraqueza”, assinala a reflexão para a 11ª meditação, um texto que convida todos a recostar-se em Jesus, “despojando-se de tudo”.
As meditações falam do sofrimento dos migrantes, apresentando um Jesus despojado das suas vestes como um “jovem imigrante, corpo destruído que chega a uma terra que é cruel, demasiadas vezes”.
O texto da 10ª estação fala assim da dignidade de cada pessoa, mesmo despojada de todos os seus bens, uma dignidade “que ninguém pode nunca eliminar”.
As reflexões dos 15 jovens e adolescentes (uma das estações tem dois autores), entre os 16 e os 27 anos, foram assinadas com os seus nomes próprios, mostrando interrogações pessoais e questionamento da realidade à luz do sofrimento de Cristo, nos momentos da sua prisão, julgamento e execução.
“Faz com que nós, jovens, possamos levar a todos a tua mensagem de humildade e que as gerações futuras abram os olhos para ti e saibam compreender o teu amor”, refere o texto da 7ª estação.
As meditações foram escritas por um grupo orientado pelo professor italiano Andrea Monda, autor de um programa sobre as suas aulas de Religião no canal de televisão da Conferência Episcopal Italiana.
O “mistério da morte” de Jesus é abordado na 12ª estação: “Tu ficas na cruz e isso basta, não procuras explicar o mistério da morte, a consumação de todas as coisas, fazes mais, atravessa-lo com todo o teu corpo e todo o teu espírito”.
Os textos estruturam-se em volta de três palavras-chaves – ver, encontrar e rezar – num diálogo com a figura de Jesus nos momentos da sua Paixão.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral