Centro Social de Cabanas de Viriato; Bispos do Centro; Banda Sinfónica do Exército; 1º Aniversário da Morte do Pe. Lino; Entrevista TSF; Congresso Mineiro na Urgeiriça; Semana Santa – a Maior.
Participando nas celebrações dos 30 anos do Centro Social de Cabanas de Viriato – Centro Social Profª. Elisa Barros Silva – o bispo esteve presente, no dia 18 de Março, a convite do seu Presidente. A celebração festiva iniciou-se com a Eucaristia, concelebrada pelo Pároco – Pe. Carlos Sousa – e continuou com a visita a todas as pessoas do Centro Social e com um almoço de confraternização. D. Ilídio deu os parabéns ao Presidente da Direção, aos elementos que fazem parte dos Órgãos Sociais, a todos os Colaboradores que trabalham no Centro e a todas as pessoas que, em Creche, em Lar e em Apoio Domiciliário são servidas por esta Instituição.
Como estava programado, realizou-se um novo encontro dos Bispos do Centro, desta vez em Albergaria-a-Velha, Casa Diocesana da Igreja de Aveiro. Teve lugar no dia 19 de Março, dia de S. José. Ali estiveram quase todos os seus membros, refletindo alguns temas de interesse e convivendo em alegre e fraterna amizade.
No início da noite de terça-feira, 20 de Março, houve uma atuação da Banda Sinfónica do Exército que, nas instalações do Teatro Viriato, encantou todos os presentes. Este Concerto foi um dos momentos das celebrações do Dia da Unidade do RI 14 que teve o momento mais solene no dia 19. Por convite do Comandante do RI 14, esteve presente o bispo da Diocese, D. Ilídio Leandro.
No início da noite de 21 de Março, D. Ilídio Leandro presidiu à Eucaristia, na Igreja Matriz de Espinho de Mangualde, tendo concelebrado o Pároco – Pe. Nuno Azevedo – e ainda o Pe. António Cunha e o Pe. Marco. Celebrava-se o 1º aniversário do saudoso Pe. Lino Alberto Pereira Loureiro. Participaram muitos cristãos da Paróquia, entre os quais, alguns Irmãos do Pe. Lino e os seus Padrinhos.
No fim da manhã de quinta-feira, dia 22 de Março, almoçou, com D. Ilídio Leandro e com o Vigário-Geral, o Jornalista da TSF – Pe. Manuel Vilas Boas – que, antecipadamente, tinha pedido uma entrevista. A entrevista versou vários temas da atualidade e da particularidade desta nossa Igreja de Viseu.
Na Casa do Pessoal da Urgeiriça, freguesia de Canas de Senhorim, realizou-se um Congresso Mineiro, no passado sábado, dia 24 de Março. O salão da Casa do Pessoal estava praticamente cheio, com antigos trabalhadores das Minas, com muitas pessoas da Urgeiriça e das redondezas e com responsáveis da EDM – Empresa responsável pelo tratamento das zonas atingidas pelas consequências das Minas. D. Ilídio Leandro, que foi pároco em Canas de Senhorim de 1998 a 2005, foi convidado e abriu o Congresso com uma comunicação de solidariedade para com todos, sobretudo para com os que mais sofreram e sofrem as consequências negativas do empreendimento. Convidou e fez votos para que se virassem as páginas de saudade e de sofrimento, iniciando e carregando de esperança o futuro novo.
Iniciou-se a Semana Santa da Páscoa 2018, também chamada a Semana Maior. D. Ilídio presidiu à Bênção dos Ramos, à Procissão e à Eucaristia, no Adro e na Catedral de Viseu. Iniciou-se, assim, a Semana da Páscoa que é o ponto alto de todo o Ano Litúrgico, fazendo terminar a Quaresma e dando início ao Tempo Pascal.

G.I.