Encontro do Conselho das Conferências Episcopais da Europa e Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar.
O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SECAM) vão encontrar-se em Portugal, entre hoje e 15 de abril, para discutir os efeitos da globalização.
“Os bispos irão olhar para o impacto da globalização nos jovens, na migração e na chamada ecologia humana, ou seja, a compreensão do que é ser humano e a relação com a natureza criada”, indica um comunicado do CCEE enviado à Agência ECCLESIA.
Os responsáveis católicos dos dois continentes reúnem-se em Fátima para quatro dias de trabalhos dedicados ao tema ‘O significado da globalização para a Igreja e para as culturas na Europa e na África’.
“Com o desejo de promover a colaboração pastoral entre os episcopados católicos dos dois continentes, há mais de uma década que os dois organismos continentais têm organizado uma série de simpósios e seminários para fortalecer essa a comunhão e a partilha da reflexão sobre alguns dos grandes desafios para a Igreja”, acrescenta a nota.
O tema dos trabalhos vai ser apresentado por Lívia Franco, do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.
No final do Seminário, os bispos adotarão uma mensagem final como síntese dos trabalhos, que decorrem à porta fechada.
Está prevista uma conferência de imprensa, no Santuário de Fátima, pelas 14h30 desta sexta-feira.
A reunião será presidida pelo cardeal italiano D. Angelo Bagnasco, presidente do CCEE, e pelo arcebispo angolano D. Gabriel Mbilingi, presidente do SECAM.
A sessão de abertura, esta tarde, a partir das 18h00, está marcada para o Seminário dos Olivais, em Lisboa, antes da partida para Fátima.
O encontro tem lugar em Portugal a convite do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, o cardeal-patriarca D. Manuel Clemente, que também estará presente no encontro.
O bispo de Leira-Fátima, D. António Marto dirigirá aos participantes uma saudação em nome da diocese local.
Entre os participantes contam-se ainda D. António Vitalino, bispo emérito de Beja, e D. Lúcio Andrice Muandula, bispo de Xai Xai, Moçambique.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryFátima, Igreja, Pastoral