Frei Giovanni Sartori, da Comunidade Franciscana de Viseu, faleceu ontem.
Completaria, no dia 22 de Maio, vinte e cinco anos de sacerdócio. Esta efeméride fez com que fosse um dos sacerdotes que ladearam D. Ilídio na Missa Crismal da passada Quinta-feira Santa.
Faleceu no Hospital de Viseu, a três semanas de completar 71 anos de vida, e o seu funeral irá realizar-se no próximo Domingo, dia 15 às 18.00 horas, com Missa de corpo presente presidida por D. Ilídio Leandro, na Igreja dos Terceiros, em Viseu.
O corpo será velado a partir das 14:30 horas, no mesmo local. A Comunidade Franciscana, entretanto e até lá, vai tendo momentos de oração em seu sufrágio.
O carisma e missão dos franciscanos é “viver e testemunhar o Evangelho, segundo o espírito de S. Francisco, seguindo a Cristo pobre e humilde, numa vida comunitária e fraterna, simples e aberta a qualquer missão”.
Depois da extinção das Ordens Religiosas, em Portugal, os Franciscanos só regressaram em 1978, vindo instalar-se em Santo António dos Olivais (Coimbra). A partir dessa data, criaram, a 23 de Janeiro de 1983, o segundo convento, em Lisboa- Vale de Chelas, com o título de Convento São Maximiliano Kolbe, e, a 13 de Junho de 1998 é inaugurado o terceiro convento em Viseu, anexado à Igreja de S. Francisco (Igreja dos Terceiros) da Ordem Franciscana Secular, com o título de Convento de S. Francisco.
Era nesta Comunidade que Frei Giovanni Sartori vivia e servia, depois de ter passado por outras comunidades, em Portugal e no estrangeiro. Colaborou na pastoral social e na pastoral da saúde mostrando-se sempre disponível para ajudar os colegas sacerdotes quando solicitado. Caracterizavam-no os gestos de bondade na relação com as pessoas.

G.I.