O Bispo da Diocese, D. Ilídio Leandro, inaugura no próximo sábado, 14 de abril, às 11h, a requalificada Capela de Nossa Senhora do Rosário, em Leirados, sul, concelho de S. Pedro do Sul.
A Capela, que terá sido edificada nos finais do século XVIII princípio do século XIX, destinada ao culto privado, foi recebida em herança por Isaías Pinto, que teve desde sempre o objetivo de proceder à sua recuperação para depois a disponibilizar à comunidade.
“Recuperei a capela porque me senti na obrigação de o fazer. Durante algum tempo tive outras prioridades na vida, mas agora com a vida estabilizada achei que era altura de o fazer”, adianta Isaías Pinto, reconhecendo que a grande motivação para reabilitar a Capela de Nossa Senhora do Rosário “foi a relação familiar de grande tradição” com o templo. “Depois de me ter sido dada pelos meus irmãos criou-me uma responsabilidade acrescida”, assume.
Para o proprietário, ter de novo a Capela em condições para o culto é “uma forma de guardar a memória dos antepassados”, nomeadamente os avós, já que “vai ficar à disposição da população, menos para velórios e funerais, disponibilizando-a sempre que for necessário”.
A capela encontrava-se totalmente degradada, restando praticamente as paredes e pouco mais. A par da obra de construção civil, onde foram investidos 30 mil euros, o Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu procedeu ao restauro da estrutura retabular de talha dourada.
Executada em calcário, a imagem da Senhora do Rosário é anterior à fundação da capela, do século XVII, pelo que deverá ser proveniente de outro espaço de culto, eventualmente do oratório existente no interior da habitação.
As esculturas de Santo António e de São João Batista, ambas de madeira, são do século XVII, reforçando a possibilidade de terem pertencido à capela de São João Batista. O crucifixo, do século XVIII, de estilo barroco, assenta numa base de avultado decorativismo.

G.I./J.B.:EA/DBCDV