Escutar, Discernir, Viver a Chamada do Senhor. Entre 15 e 22 de abril, a Igreja Católica celebra uma semana dedicada às Vocações sob o lema ‘Escutar, Discernir, Viver a Chamada do Senhor’, conforme apresentado pelo Papa Francisco.

A Semana de Oração pelas Vocações, que acontece pelo 55.º ano, deverá ser intensamente vivida pelos vários agentes da Igreja, de forma a encontrar em cada um real sentido do que escuta e do que discerne para viver a chamada do Senhor. Numa sociedade atual, progressivamente laicizada, perante uma Igreja cada vez mais vazia da presença de jovens, a oração pelas vocações assume primordial importância.
A esse propósito, o Jornal da Beira solicitou ao nosso Bispo, D. Ilídio Leandro, para desconstruir o lema proposto para este ano:

J.B.: “O silêncio é imprescindível para que possamos escutar Deus”. O que significam estes 55 anos do Dia Mundial das Vocações?
D. Ilídio – O Papa Francisco aproveita sempre para apelar à Igreja que se deve mobilizar para sentir as vocações como um fruto da própria vida da Igreja. Para este ano, no 55.º aniversário, há uma mensagem muito interpelante: Escutar, Discernir, Viver a Chamada do Senhor. No fundo, é levar o interesse pelas vocações ao âmago profundo da realidade. As vocações dependem de toda a Igreja, em primeiro lugar do testemunho e da vida dos consagrados, mas também dos cristãos em geral porque só de uma Igreja que vive é que podem surgir crianças, jovens a querer viver a querer anunciar a vida.

J.B.: Este dia é uma oportunidade de renovar a missão da Igreja?
D. Ilídio: O Dia Mundial das Vocações é uma oportunidade para toda a Igreja aprofundar a sua vocação e a sua missão, consciencializando-se que as vocações de consagração dependem do testemunho da Igreja. É abrir o coração à palavra de Deus e ao que Deus suscita no coração de cada um para amar e viver esse amor a Deus e às pessoas numa linha de possível consagração, de possível doação daquilo que cada pessoa transmite de amor.

J.B.: O silêncio é fundamental para discernir a vocação?
D. Ilídio: Sem o silêncio não se ouve o profundo do eco que Deus deixa na nossa vida. O silêncio é imprescindível para que possamos escutar verdadeiramente a manifestação de Deus em nós.
G.I./J.B.:PBA